O anúncio veio através das redes sociais do próprio Dudu Cearense. Por meio de uma publicação no Instagram, o meia agradeceu e citou todos os clubes pelos quais passou. O atleta também lembrou da importância de sua família na carreira, além dos companheiros de clube e torcedores.
"Como sempre digo, minha gratidão eterna por toda a minha trajetória passando por vitórias e derrotas da quais sempre vieram acompanhadas de um aprendizado e principalmente pelos títulos", postou o atleta.
Revelado pelo Vitória em 2001, Dudu Cearense foi vendido para o Kashiwa Reysol, do Japão. De lá, foi para o futebol europeu e vestiu a camisa de Rennes (França), CSKA (Rússia) e Olympiacos (Grécia). No Brasil, além do Leão, o jogador atuou por Atlético Mineiro, Goiás, Fortaleza e Botafogo. Além dos clubes, integrou o elenco campeão da Copa América de 2004 pela Seleção Brasileira.
Como lembrado em sua publicação, o jogador conquistou 21 títulos em sua carreira. Entre os mais importantes, além do título com a seleção, estão dois Campeonatos Russos, dois Campeonatos Gregos e a conquista da Serie B do Campeonato Brasileiro de 2012 pelo Goiás.
Ao final do anúncio, Dudu Cearense informou que segue no futebol, mas agora na função de agente. Ao lado do também ex-jogador Adaílton e outros colegas, o ex-Botafogo tornou-se sócio da BRSports, empresa que trabalha com atletas profissionais.