Líder do Grupo B, com cinco pontos, o aniversariante desta quarta busca seguir invicto na temporada. Em três jogos, são dois empates e uma vitória. A equipe treinada por Rogério Ceni então está à frente do vice-líder Guarani, com quatro, do Mirassol, terceiro colocado, com um, e Água Santa, lanterna, também com um.
Nosso feriado, no CT da Barra Funda, foi de preparação para o próximo duelo no Paulistão diante da Portuguesa nesta quinta-feira (26), às 21h30, no Morumbi.
🏟️ Garanta seu ingresso > https://t.co/WhCWQouk0N#VamosSãoPaulo 🇾🇪
📸 Miguel Schincariol / saopaulofc pic.twitter.com/4urw3Ii5aQ
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 25, 2023
São Paulo conta com desfalques certos
No entanto, o clube tricolor acumula alguns problemas para o confronto contra a Lusa. Lesionados, Rafinha, que rompeu o ligamento do tornozelo esquerdo, e Ferraresi, também com rompimento de ligamento - o cruzado anterior do joelho direito -, são desfalques certos no time.
Portanto, com a também lesão de Igor Vinícius, Orejuela ganha a vaga na lateral direita, enquanto Alan Franco deve entrar no miolo de zaga, ao lado de Arboleda.
Além disso, o São Paulo fará o terceiro clássico consecutivo no fim de semana. O time enfrenta o Corinthians, no domingo, novamente em casa. Assim, Rogério Ceni pode optar por poupar alguns nomes visando resguardá-los para o Majestoso. São os casos de Jhegson Méndez e Wellington.
Com isso, Pablo Maia, que cumpriu suspensão na rodada passada pela expulsão na vitória sobre a Ferroviária, retorna ao meio de campo do Tricolor. Já na lateral esquerda, Liziero pode ganhar a oportunidade. Novo contratado da posição, aliás, Caio Paulista, que também pode atuar como atacante de beirada, ainda nem foi anunciado e deve esperar mais um pouco para estrear.
Portuguesa chega embalada e retrospecto
A Portuguesa, por sua vez, busca manter o embalo após a convincente vitória por 3 a 0 sobre o Bragantino e, assim, deve repetir a escalação. Mesmo com o resultado, entretanto, a Lusa figura na lanterna do Grupo D, com quatro pontos ganhos. O líder da chave é o Santo André, que soma seis, seguido pelo São Bernardo, com cinco, assim como o Palmeiras, terceiro colocado.
Por fim, o São Paulo defende bom retrospecto contra o clube do Canindé. O Tricolor venceu 102 dos 216 jogos entre os times, além de 60 empates. Perdeu apenas 54 vezes. A última derrota, aliás, aconteceu há quase dez anos, pelo Brasileirão de 2013. Em agosto daquele ano, a partida, que teve mando da Lusa, acabou 3 a 1 para os donos da casa.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X PORTUGUESA
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (São Paulo)
Data: 26 de janeiro de 2022, quinta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Salim Fende Chavez (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Rafael Tadeu Alves de Souza (SP)
VAR: Daiane Muniz dos Santos (SP)
SÃO PAULO: Rafael; Orejuela, Arboleda, Alan Franco e Welington (Liziero); Pablo Maia, Nestor e Luciano (Galoppo); Marcos Paulo, Pedrinho e Calleri
Técnico: Rogério Ceni
PORTUGUESA: Thomazella; Pará, Victor Ramos, Bruno Leonardo e Thallyson; Madison, Gustavo Bochecha e Lucas Nathan; Tauã, João Victor e Paraizo
Técnico: Mazola Júnior