Com o resultado, o São Paulo foi a dez pontos e se manteve na liderança isolada da chave, se aproximando da classificação para as oitavas de final, já que seus dois jogos restantes no Grupo D da Copa Sul-Americana serão disputados no Morumbi.
Essa foi a sexta vitória do técnico Dorival Júnior à frente do São Paulo em dez partidas, somando outros quatro empates - aproveitamento de 73,3%. Sob o comando do treinador, o Tricolor marcou 16 gols e sofreu apenas quatro.
O São Paulo volta a entrar em campo já no próximo sábado, contra o Goiás, em casa, pelo Campeonato Brasileiro. Na Sul-Americana o São Paulo terá pela frente o Tolima, dia 8 de junho.
1ºT tranquilo
O primeiro tempo foi tranquilo para a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior. Desde os minutos iniciais o São Paulo teve o domínio do jogo e não foi incomodado. Aos 17, Rato teve a primeira boa oportunidade do Tricolor, recebendo de Marcos Paulo na entrada da área e batendo de primeira, vendo o goleiro adversário espalmar para escanteio.
Mas, quando todos pensavam que a Academia Puerto Cabello não seria capaz de agredir o Sâo Paulo ao longo dos 90 minutos, Lugo bateu no cantinho, de fora da área, e carimbou a trave de Rafael, que se esticou todo, mas não conseguiu tocar na bola.
Só que a superioridade do São Paulo acabou sendo premiada com o gol um pouco mais tarde. Juan foi derrubado na entrada da área ao fazer o domínio, e o árbitro não titubeou para marcar falta. Wellington Rato foi para cobrança e bateu com categoria, por cima da barreira, vendo o goleiro Romero tocar na bola antes de ela morrer no fundo das redes.
Veja mais: Wellington Rato acaba com longa seca de gols de falta do São Paulo
São Paulo diminui o ritmo no 2ºT
Em vantagem no placar, o São Paulo baixou o ritmo no segundo tempo mesmo com a mudança promovida por Dorival Júnior no intervalo, sacando Rodriguinho para a entrada de Alisson no meio-campo da equipe. O Tricolor não continuou chegando na área adversária com a mesma naturalidade e viu a Academia Puerto Cabello começar a gostar da partida.
Depois do chute venenoso de Pérez, que tirou tinta da trave de Rafael, o treinador do São Paulo decidiu fazer outras duas substituições: Pablo Maia e Calleri entraram nas vagas de Luan e Wellington Rato. Porém, o time tricolor continuou moroso, sem profundidade e trocando passes em uma velocidade abaixo do necessário.
Já nos minutos finais foi a vez de Luciano ir a campo no lugar de Marcos Paulo, e foi justamente o camisa 10 quem deu uma bela assistência, em contra-ataque, para Alisson invadir a área, tocar na saída do goleiro e definir a partida na Venezuela.
FICHA TÉCNICA
ACADEMIA PUERTO CABELLO 0 X 2 SÃO PAULO
Local: estádio Misael Delgado, em Valência (Venezuela)
Data: 23 de maio de 2023, terça-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Bryan Loayza (Equador)
Assistentes: Ricardo Baren (Equador) e Dennys Guerrero (Equador)
VAR: Roberto Sanchez (Equador)
Gols: Wellington Rato, aos 28 do 1ºT, e Alisson, aos 49 do 2ºT (São Paulo)
Cartões amarelos: Alan Franco, Marcos Paulo, Pablo Maia (São Paulo); Pérez (Academia Puerto Cabello)
ACADEMIA PUERTO CABELLO: Romero; De La Hoz (Montero), Peraza, Rivero, Osio e Granados; Colina (Gideon), Lugo (Figueroa) e Ayine (Cedeño), Pérez e Hernández (Stephens).
Técnico: Noel Sanvicente.
SÃO PAULO: Rafael; Raí Ramos, Diego Costa, Alan Franco e Patryck; Luan (Pablo Maia), Michel Araújo e Rodriguinho (Alisson); Wellington Rato (Calleri), Marcos Paulo (Luciano) e Juan (Gabriel Neves).
Técnico: Dorival Júnior.