Dos últimos oito jogos disputados com o Grêmio no Rio Grande do Sul, o São Paulo venceu apenas um. O recorte começa em 2016 e, desde então, os gaúchos somam sete vitórias e apenas uma derrota. Isso resulta em um aproveitamento em casa de 87,5% para o Imortal. Ou seja, os paulistas defendem apenas 12,5% de rendimento.
Vale destacar a diferença ofensiva dos times neste histórico recente. Isso porque o Grêmio marcou 15 gols, enquanto o São Paulo balançou as redes em apenas quatro oportunidades.
A única vitória do São Paulo durante o recorte de oito jogos aconteceu em fevereiro de 2021, pela 36ª rodada do Brasileirão de 2020 que foi afetado pela pandemia do coronavírus. Diego Souza inaugurou o marcador para os mandantes na Arena do Grêmio, porém Tchê Tchê e Luciano conduziram o time paulista para a virada.
Situação das equipes
No último sábado, após o empatar em 2 a 2 com o Atlético-MG, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo garantiu vaga na fase preliminar da Libertadores. Os paulistas ocupam, atualmente, a sexta posição, com 59 pontos e sonham com a vaga direta para a competição mais importante do continente.
Por sua vez, o Grêmio, em busca de afastar de vez o fantasma do rebaixamento e conquistar uma vaga na próxima Copa Sul-Americana, é o 14º, com 34 pontos. Na última rodada, a equipe empatou em 2 a 2 com o Juventude, em sua arena.
As últimas rodadas do Brasileirão estão definidas:
🆚 Grêmio x São Paulo
🗓️ 01/12 (domingo), às 16h
🏟️ Arena do Grêmio
📍 Porto Alegre (RS)
🏆 Brasileirão (36ª rodada)
📺 Globo e Premiere
🆚 São Paulo x Juventude
🗓️ 04/12 (quarta-feira), às 20h
🏟️ MorumBIS
🏆 Brasileirão (37ª… pic.twitter.com/WNzVvuehWC
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) November 26, 2024