A última vez que os times se enfrentaram foi em meados de abril de 2015, pelo Paulistão. Na oportunidade, o Tricolor sagrou-se vencedor do confronto, que também ocorreu no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, por 3 a 0. Os gols da partida foram marcados pelo zagueiro Dória, o atacante Alexandre Pato e o volante Hudson.
Naquela mesma edição, a Lusa viria a ser rebaixada no Estadual e não voltou a encarar o São Paulo nos próximos anos. O clube amargou a segunda divisão até o ano passado, quando conquistou o título da Série A2 e, enfim, retornou à elite do futebol paulista.
Já o time tricolor chegou até a semifinal do torneio naquele ano, mas foi derrotado pelo Santos. A equipe só viria a levantar a taça seis anos depois, em 2021, batendo o Palmeiras na decisão e encerrando uma seca de títulos que já perdurava por nove temporadas.
Como eu TE AMO, Tricolor! 🇾🇪#SPFC93Anos pic.twitter.com/Ll9mOeHQPF
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 25, 2023
No retrospecto geral entre São Paulo e Portuguesa, o Tricolor leva larga vantagem. São 216 jogos, com 102 vitórias para o clube do Morumbi, 54 para a Lusa e outros 60 empates.
O São Paulo de Rogério Ceni ainda não foi derrotado neste início do Paulistão (um triunfo e dois empates). A equipe figura atualmente na liderança do grupo B, com cinco pontos somados, à frente de Guarani, Mirassol e Água Santa.