Rafinha é o segundo jogador com contrato próximo do término a acertar sua permanência no Tricolor para 2023 - o primeiro foi Gabriel Neves. Apesar dos 37 anos, ele ainda é visto pela comissão técnica como um atleta capaz de agregar ao elenco pela sua qualidade técnica e espírito de liderança.
"Fico feliz de poder dar continuidade ao trabalho no São Paulo, porque tenho muito carinho pelo clube. Tenho certeza de que, em 2023, o São Paulo voltará ao caminho das conquistas. Estamos confiantes de que conseguiremos títulos para o nosso torcedor", celebrou Rafinha.
✍️ #TricolorDesdeSempre, Rafinha fica no São Paulo em 2023!#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/KlQlgXEMZD
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) November 25, 2022
Conforme apurou a reportagem da Gazeta Esportiva, o novo contrato de Rafinha é “quase igual” ao anterior, contando com pequenos ajustes que não foram informados. Uma das condições para que o lateral permanecesse no São Paulo era aceitar uma proposta que não envolvesse um aumento salarial considerável.
"Dentro do processo de formação do elenco de 2023, temos a alegria de assinar a renovação do contrato do Rafinha. Com sua experiência e talento, ele vai contribuir demais ao nosso amado São Paulo Futebol Clube", declarou o presidente Julio Casares.
"Ao longo da última temporada, o Rafinha contribuiu com liderança, qualidade técnica, compreensão tática e grande assiduidade, exatamente o que esperávamos quando acertamos a chegada dele. Por isso, estamos contentes em poder tê-lo conosco em 2023", disse Carlos Belmonte, diretor de futebol do clube.
Rafinha chegou ao São Paulo no início de 2022 após defender o Grêmio e atuou em 50 dos 77 jogos da equipe ao longo do ano (a maior marca de sua carreira). Nesta temporada, ele contribuiu com quatro assistências e também foi utilizado como zagueiro.