Pato não joga desde setembro do ano passado, quando rompeu o ligamento cruzado anterior defendendo o Orlando City, time da Major League Soccer, dos EUA. O atacante teve de ser submetido a uma cirurgia e escolheu o CT da Barra Funda para realizar a parte final de sua recuperação.
"Minha história com o São Paulo começou em 2014, vivi um dos melhores momentos da minha carreira e me identifiquei com o clube e sua torcida. Se tem algo que descobri naquelas duas temporadas é que o São Paulo é sentimento e que nossa história não terminaria ali. Voltei em 2019 e intensifiquei ainda mais essa relação. Justamente por isso, não foi fácil dizer tchau, mas meu coração dizia que não era um adeus. Nunca deixei de acompanhar o São Paulo e ali entendi outro canto. Sempre estarei contigo e sempre estive, seja à distância ou no Morumbi. Hoje voltou para o lugar que me sinto em casa. E se o três de tricolor e tricampeão representa tanto para o torcedor, posso dizer que estou muito feliz em poder vestir essa camisa pela terceira vez. São Paulo, você é o primeiro no meu coração. Torcida que conduz, eu voltei", disse Pato no vídeo do anúncio de sua contratação.
Rogério Ceni não era favorável à contratação de Alexandre Pato, porém, após sua demissão, a possibilidade de o São Paulo contar com o jogador novamente aumentou. Dorival Júnior preferiu não dar pistas sobre a utilização do atleta quando ele estivesse recuperado da lesão, mas, nos bastidores, a diretoria sempre viu o retorno do atacante com bons olhos.
Alexandre Pato chegou ao São Paulo em 2014, sendo envolvido em uma troca com o Corinthians pelo meio-campista Jadson. Em sua primeira passagem pelo clube o atacante caiu nas graças da torcida, sendo peça-chave daquele time que acabou ficando com o vice-campeonato brasileiro.
Pato se despediu do São Paulo em 2015, ao fim de seu empréstimo, e acabou se transferindo para o futebol europeu, passando por Chelsea e Villarreal. O atacante, no entanto, voltou ao Tricolor em 2019, mas a segunda passagem pelo clube não foi tão bem-sucedida quanto a primeira, se despedindo no ano seguinte ao rescindir seu contrato, abrindo mão, inclusive, do que tinha direito a receber.
Agora, Pato volta ao São Paulo buscando dar a volta por cima na carreira após longos meses parado por causa da lesão no joelho direito. O clube o vê como uma oportunidade de reforçar seu elenco a custo zero. A situação pode ser benéfica para ambos os lados. Resta saber qual versão do jogador a torcida tricolor verá em 2023.