Situação no Campeonato Brasileiro
O São Paulo começou a 26ª rodada do Brasileiro na sexta colocação, com 41 pontos, assim como o Cruzeiro, em quinto por ter um gol a mais de saldo. Se vencer o adversário no Mineirão, o Tricolor irá ultrapassá-lo e se fortalecer na briga pelo G4, grupo que garante vaga direta à Libertadores de 2025.
Embora esteja nove pontos atrás do líder Botafogo, o São Paulo ainda divide o seu foco entre o Campeonato Brasileiro e a Libertadores, até porque, caso seja eliminado do torneio continental pelo Botafogo, sobrará apenas a competição por pontos corridos como possiblidade de mais um título na atual temporada. Por enquanto, o elenco tricolor não jogou a toalha, apesar de a conquista parecer improvável.
Confiança para a Libertadores
Um resultado positivo em Belo Horizonte também é fundamental para o São Paulo recuperar a confiança depois da amarga queda na Copa do Brasil, fator importante tendo em vista a proximidade do primeiro jogo das quartas de final da Libertadores contra o Botafogo, marcado para quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Muitas críticas foram direcionadas à comissão técnica tricolor, que optou por realizar as substituições contra o Atlético-MG já na reta final da partida, praticamente aos 30 minutos do segundo tempo. Alguns dos principais nomes do São Paulo também tiveram um desempenho aquém das expectativas e não foram poupados.
Uma boa atuação contra o Cruzeiro, um rival direto na briga pelas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro, ajudaria a “baixar a poeira”, aliviando o ambiente antes dos dois jogos mais importantes da temporada, contra o Botafogo, pela Libertadores.
Dilema sobre a escalação
O São Paulo vem de um jogo desgastante física e psicologicamente contra o Atlético-MG. Na próxima quarta-feira, não será diferente. Em qualquer outra situação, o técnico Luis Zubeldía entraria em campo neste domingo, contra o Cruzeiro, com um time completamente alternativo. No entanto, por se tratar de um confronto direto no Brasileiro, o comandante argentino pode optar por manter algumas de suas estrelas na equipe visando somar três preciosos pontos na competição nacional.
Poupar todos os jogadores titulares contra o Cruzeiro é uma opção pertinente. Porém, os pontos que o São Paulo tem chances de acabar “deixando na mesa” neste domingo no Campeonato Brasileiro pode fazer falta lá na frente, sobretudo se amargar uma nova eliminação, desta vez para o Botafogo, na Libertadores.