"Fala, torcida tricolor. Rafinha aqui. Hoje é o dia que eu sabia que iria chegar. A gente espera, mas nunca está preparado. Queria agradecer a todos vocês por todo o carinho comigo durante todos esses anos. Foram momentos maravilhosos, alguns tristes, mas no geral foi maravilhoso tudo o que vivemos juntos. Vestir a camisa do clube do meu coração, ser campeão com o São Paulo. Agradecer a todos os funcionários, aos jogadores que estão no grupo atual e os que passaram, sem exceção. É difícil se despedir quando chega nessa idade, mas acho que é a melhor decisão. Juntamente com o São Paulo, chegamos a essa conclusão. Chegou o momento de por um ponto final. O São Paulo é gigante e fico feliz por ter feito parte de uma pequena parte da história do clube. Sem deixar de agradecer o professor Zubeldía, conversei com ele. Tenho certeza que ele irá triunfar no São Paulo. Agradecer também ao Rogério [Ceni], Thiago Carpini e o professor Dorival, tive o prazer de trabalhar com eles. Ao presidente Julio Casares, o Belmonte, todos da direção que confiavam em mim. Diziam por conta da minha idade que não ia sair mais nada dessa laranja, mas graças a Deus deu certo e eu saí campeão. Agradecer ao torcedor são-paulino, que deu show na arquibancada. Cobrou quando tinha que cobrar, mas nos apoiou muito", afirmou o ala.
"Vou voltar em janeiro para dar um abraço em todos, nos jogadores, todos os funcionários do CT. Dizer que eu estou saindo triste, mas ao mesmo tempo feliz, porque fiz muitos amigos. Sei que fiz parte dessa retomada do São Paulo em busca das conquistas, dos títulos. Eu pude ajudar um pouco nesse período que eu fiquei. Vocês vão ter sempre o Rafinha aqui torcendo de longe, mas sempre acompanhando. Vocês estão no meu coração, estamos juntos eternamente. Foi um prazer vestir essa camisa. E só um até logo. Eu vou, mas tenho certeza que voltarei um dia, em outra função. Um beijo no coração", acrescentou.
Obrigado, Rafinha!#TricolorDesdeSempre 🇾🇪 pic.twitter.com/37bbTIOMOF
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) December 20, 2024
O jogador tem contrato com o clube até o fim deste ano e até tinha desejo de renovar, mas não chegou a um acordo com a diretoria e não permanecerá no time em 2025. Ele inicialmente tinha a ideia de permanecer no São Paulo para a disputa do Campeonato Paulista, uma vez que se lesionou no início da temporada e acabou perdendo boa parte do primeiro semestre. Seria uma forma de compensar esse período em que ficou afastado dos gramados durante 2024.
O São Paulo, entretanto, precisa cortar custos visando a próxima temporada, em que terá de se adequar a um teto orçamentário, entre outras políticas de governança exigidas pela Galápagos Capital, gestora do FIDC (fundo de investimento em direitos creditórios) do clube e que repassará R$ 240 milhões para o pagamento de dívidas.
Rafinha é um atleta experiente, com um alto vencimento. Sua saída do São Paulo aliviará a folha salarial e proporcionará a chegada de novos nomes. A lateral direita, inclusive, é uma das posições em que o clube terá de ir ao mercado, ainda mais agora com a definição de que um dos atletas da posição não seguirá no Morumbi.
Rafinha: “Vocês estão no meu coração. Foi um prazer vestir esta camisa”.#TricolorDesdeSempre 🇾🇪 pic.twitter.com/2hZPLBRmJR
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) December 20, 2024
Sem Rafinha, o São Paulo terá Igor Vinícius e o jovem Moreira como opções para o setor. O segundo, porém, pode ser envolvido na negociação com o Porto, de Portugal, para a contratação do lateral esquerdo Wendell.
Rafinha deixa o São Paulo com 117 jogos disputados, um gol marcado, em um clássico contra o Palmeiras, e dos títulos: a Copa do Brasil, em 2023, e a Supercopa do Brasil, em 2024. O lateral direito também participou das campanhas que resultaram nos vice-campeonatos da Copa Sul-Americana e Campeonato Paulista, ambas em 2022.