O semblante do técnico Juan Carlos Osorio está cada dia mais fechado. Com uma proposta para dirigir a seleção mexicana na Copa do Mundo de 2018, o treinador são-paulino conversa com a família e pretende tomar uma decisão sobre seu futuro até o final desta semana. Nesta quinta-feira, durante a reapresentação dos jogadores considerados reservas no Tricolor, o colombiano delegou o comando das atividades ao auxiliar Luis Pompillo e permaneceu em silêncio na lateral do gramado.
A postura contrasta com a enérgica participação de Osorio nas atividades que antecederam o empate por 1 a 1 com o Vasco, no Maracanã. Na terça-feira, o técnico correu pelo gramado com os atletas e esbravejou com aqueles que não tinham entendido as regras das movimentações táticas. Em determinado momento, Osorio gritou palavrões e reclamou da falta de atenção dos seus comandados na hora de tocar a bola.
Antes do início dos treinos dessa quinta, o técnico conversou brevemente com seus auxiliares e, com as mãos para trás, passou a observar a movimentação dos jogadores. Na sequência das atividades, o treinador levou a mão ao queixo por diversas vezes e gesticulou negativamente com a cabeça ao reprovar algumas jogadas. Osorio ainda passou alguns minutos agachado para ler um caderno e, próximo ao término das movimentações, caminhou lentamente até a parte traseira de um dos gols. Ele seguiu sem interagir com o restante da comissão técnica.
Especulava-se no México que Osorio teria uma reunião nessa quinta-feira com um grupo de dirigentes chefiado pelo presidente da federação local, Decio de María. Após o empate com o Vasco, o treinador reiterou que não se encontraria com ninguém no decorrer do dia. “Vou para o treinamento, almoço no CT e depois buscarei meus filhos na escola. Janto com eles e durmo. Na sexta, pela manhã, novamente dou o treino para os meus atletas e sigo preparando o São Paulo para a próxima partida. Até aí é o que posso dizer”, disse.
Ciente de que um desfecho para as negociações está próximo, a imprensa mexicana já se mobiliza para vir ao Brasil acompanhar os passos de Osorio. A rede de televisão Univison tem planos de enviar um repórter ao treino de sexta-feira para registrar as atividades comandadas pelo técnico.
Tentando se manter alheio aos boatos em torno de Osorio, o grupo de jogadores do São Paulo irá a campo neste sábado para enfrentar o Atlético-PR, no Morumbi, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após o duelo, o plantel terá folga de três dias por conta da paralisação da competição nacional para a disputa das Eliminatórias à Copa do Mundo de 2018.