Com o interesse do São Paulo, preparamos um raio-x do atleta em suas últimas temporadas, abordando os clubes que defendeu, seu estilo de jogo, posição, números entre outros dados de seu período longe do Brasil.
Início de trajetória no futebol europeu
Após defender o São Paulo durante duas temporadas, Thiago Mendes foi contratado pelo Lille, tradicional clube da França, por cerca de 9 milhões de euros (R$ 33, 8 milhões na época), em junho de 2017.
O brasileiro se destacou rapidamente e foi titular durante quase toda a temporada de 2017/18 do Lille. Ao todo, ele acumulou 35 partidas, com quatro gols e quatro assistências.
No início da temporada, Thiago era escalado como volante, sua posição de origem. No entanto, o brasileiro passou a realizar outras funções com o passar do tempo, jogando mais avançado, como segundo volante, meia de criação e, às vezes, atuando pelos lados do campo.
Em sua segunda temporada, Thiago seguiu sendo um dos principais jogadores do Lille. O brasileiro participou de 36 partidas da equipe francesa na temporada, com quatro assistências e nenhum gol marcado.
Apesar de ter demonstrado ser um jogador versátil, Thiago se manteve como volante durante toda a temporada.
Fim da passagem pelo Lille e chegada ao Lyon
Thiago Mendes foi contratado pelo Olympique de Lyon, também da França, em julho de 2019, após duas temporadas defendendo o Lille.
Assim como no Lille, Thiago não encontrou dificuldades para se adaptar e se destacou rapidamente no Lyon, assumindo a posição de titular em grande parte da temporada. Ao todo, ele atuou em 37 jogos e anotou sete assistências.
O brasileiro foi titular durante quase toda a boa campanha da equipe na Liga dos Campeões. O time foi eliminado pelo Bayern de Munique na semifinal.
Thiago não chegou a ser utilizado como um meia de criação em sua primeira temporada pelo Lyon, mas atuou, em alguns jogos, de maneira mais avançada no meio de campo.
Mendes se manteve entre os titulares durante boa parte da temporada seguinte. Ele anotou duas assistências em 35 partidas, novamente atuando como volante.
O brasileiro voltou a apresentar sua versatilidade em campo na temporada de 2021/22. Thiago Mendes foi escalado como zagueiro em determinadas ocasiões naquela temporada, na qual também atuou como um meia aberto e, na maioria dos jogos, volante. O brasileiro marcou seu primeiro gol pelo Lyon e deu uma assistência, em 37 partidas disputadas.
O zagueiro Thiago Mendes voltou a aparecer em 2022/23. Por ter desempenhado bem a função anteriormente, o brasileiro passou a ser escalado como defensor com mais frequência. De 34 jogos que disputou, atuou dez vezes na zaga. Ele marcou um gol e deu uma assistência na temporada - sua última pelo Lyon.
Passagem pelo Catar
Em julho de 2023, Thiago Mendes foi anunciado pelo Al-Rayyan, do Catar - mesma equipe de Roger Guedes, ex-Corinthians -, após seu nome ser especulado no Flamengo. Ele assinou com o clube até 2025.
Pelo Al-Rayyan, o brasileiro disputou apenas 16 partidas na temporada. Assim como em seus últimos dois anos no Lyon, Thiago marcou um gol e concedeu uma assistência.
Negociação entre São Paulo e Thiago Mendes
Thiago Mendes chegaria para reforçar o setor do meio de campo do São Paulo, que tem sofrido com desfalques. O titular da posição, Pablo Maia, se recupera de lesão. Bobadilla, outro volante do elenco, está com a seleção do Paraguai na Copa América.
Com os desfalques, o técnico Luis Zubeldía conta apenas com Alisson e Luiz Gustavo, que têm feito a dupla de volantes nos últimos jogos do Tricolor. Com isso, Thiago Mendes seria mais uma opção para o setor.
Após conversar com Thiago, o técnico argentino revelou, em coletiva de imprensa neste domingo, que vê com bons olhos sua contratação, afirmando que o meia agregaria ao plantel atual do Tricolor. Também no domingo, Mendes esteve na Neo Química Arena para acompanhar o clássico contra o Corinthians.
Por sua versatilidade, Thiago Mendes seria um reforço "coringa" para o elenco do São Paulo. O jogador demonstrou que pode realizar tanto a função de volante, como de meia mais avançado.
Em sua primeira passagem pelo São Paulo, Thiago disputou 147 partidas, com 12 gols marcados.