Assim, o atual vice-campeão mantém o 100% de aproveitamento e garante a classificação antecipada à segunda fase da competição. Com seis pontos, a equipe treinada por Orlando Ribeiro é líder isolado do Grupo 26. Caso avance em primeiro - precisa apenas de um empate -, o Peixe encara o segundo colocado do Grupo 25, que está em disputa entre Bahia, Operário-PR e CSA. Se passar em segundo, duela contra o EC São Bernardo.
Por outro lado, o Falcon permanece na terceira colocação, com um ponto somado, e joga a vida na última rodada. O clube sergipano precisa vencer o já eliminado São Raimundo-RR (lanterna da chave) e contar com uma derrota do Santo André (vice-líder) para o Santos, além de tirar um saldo de seis gols de diferença, para avançar à próxima fase.
O confronto foi marcado por novas homenagens ao Rei Pelé, com direito a camiseta especial, salva de palmas e cânticos, por parte dos 9.901 torcedores presentes, no décimo minuto de ambos os tempos, além do tradicional minuto de silêncio antes do apito inicial.
A última rodada do Grupo 26 e o histórico do Peixe na Copinha
Pela terceira rodada da fase de grupos da Copinha, portanto, os Meninos da Vila encaram o anfitrião Santo André, às 19h30 (de Brasília) da próxima quarta-feira, no Bruno José Daniel. Mais cedo, a partir das 17h15, o Falcon duela contra o São Raimundo, no mesmo estádio.
Na história da Copa São Paulo, o Santos já está há nove anos sem ser campeão. O Peixe tem três títulos, que foram conquistados em 1984 (contra o Corinthians), 2013 (Goiás) e 2014 (Corinthians). E ainda jogou outras três finais, sendo derrotado em 1982 (para a Ponte Preta), 2010 (São Paulo) e 2022 (Palmeiras).
O jogo entre Santos e Falcon
Buscando a classificação antecipada, o Santos se impôs no campo ofensivo e abriu o placar logo aos 12 minutos de jogo. Weslley Patati, que ganhou a titularidade após Deivid Washington sentir um desconforto na coxa esquerda durante o aquecimento, recebeu na direita e tentou o cruzamento. A bola então desviou no defensor e encobriu o goleiro Luca, marcando um golaço para os Meninos da Vila.
Mesmo em vantagem, o Peixe não deixou de atacar e levou perigo no minuto seguinte. Balão recebeu na linha de fundo e cruzou rasteiro para trás, mas Ivonei errou o alvo e mandou por cima do gol. Aos 15, Fernandinho completou cruzamento de Cadu, mas parou em Luca, que fez bela defesa.
O Santos então ampliou aos 25 minutos. Nome do jogo, Patati recebeu de Balão na direita, fintou a marcação e cruzou na cabeça de Ivonei. O camisa 8 fez o movimento correto para fazer o segundo dos paulistas.
Ainda antes do fim do primeiro tempo, o Falcon quase diminuiu aos 31. Luiz Henrique cobrou escanteio da direita, Cauan Maciel desviou de cabeça, mas Edu Araújo fez grande defesa, praticamente, em cima da linha.
A segunda etapa
Na volta do intervalo, o Falcon mudou a postura e começou a pressionar o Santos. Com isso, quase diminuiu em lance bizarro, aos 17 minutos. O goleiro Edu Araújo recebeu recuada da defesa e, ao errar o domínio, contou com a sorte para não sofrer o gol - a bola tocou na trave.
Aos 33, por fim, Matheus Nunes recebeu dentro da área e cruzou para Paulo César. O atacante dominou e deixou com Fernandinho, que chutou travado pela defesa do Falcon.