Segundo o clube mato-grossense, o negócio foi concluído em 3 milhões de euros (cerca de R$ 16,7 milhões), por 60% dos direitos econômicos do atleta. O Dourado, por sua vez, permanece com 40%.
Joaquim começou a sua trajetória no futebol profissional no Paulista de Jundiaí. Na sequência, passou por Murici, São José, Botafogo-PB e Botafogo-SP até chegar ao Cuiabá. Na atual temporada, o zagueiro já soma três partidas com a camisa do Dourado, todas como titular.
Em 2022, o zagueiro entrou em campo 42 vezes, sendo 41 entre os onze iniciais. Apenas pelo time do Mato Grosso, foram 28 partidas (27 como titular), entre Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. Ao todo, o jogador disputou 47 jogos pelo time auriverde.
No Santos, Joaquim irá brigar por posição com Messias, Bauermann, Maicon, Alex Nascimento e Luiz Felipe.
Bem-vindo, Joaquim! ⚪️⚫️ pic.twitter.com/obM5DMngJi
— Santos FC (@SantosFC) February 8, 2023
Joaquim se torna o oitavo reforço do Santos em 2023
Agora, o defensor se torna a oitava contratação do Peixe para a temporada. Além de Joaquim, o goleiro Vladimir, o lateral direito João Lucas, o zagueiro Messias, o volante Dodi, os meias Daniel Ruiz e Lucas Limas e o atacante Mendoza também chegaram à Vila Belmiro.
Além disso, o volante Alison, revelado nas categorias de base do Santos e que soma 269 partidas com a camisa alvinegra, está próximo de acordo. O jogador está sem clube desde maio de 2022, quando rescindiu com o Al-Hazem, da Arábia Saudita.
Ainda sem os novos reforços à disposição - que podem ser inscritos até a próxima sexta-feira -, o time treinado por Odair Hellmann volta a campo às 21h35 (de Brasília) desta quarta-feira, quando recebe o São Bento, pela sétima rodada do Campeonato Paulista, na Vila Belmiro.
Por fim, sem vencer desde há cinco jogos, o Santos é o lanterna do Grupo A, com seis pontos - quatro atrás dos lideres Bragantino e Inter de Limeira. O Botafogo-SP, com oito, completa a chave.