Como a Gazeta Esportiva antecipou, o Peixe aceitou pagar o valor combinado (R$ 300 mil) para adquirir parte dos direitos econômicos do jogador. O acordo é válido até 2025.
Lucas tem sido observado pela comissão técnica de Cuca e é bem avaliado pelo departamento de futebol. O jovem, inclusive, fez testes de covid-19 com o elenco profissional nesta semana.
Lucas Barbosa disputou quatro partidas na Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Peixe neste ano. Ele chegou em 2019, para o sub-20 e foi para o time B na atual temporada.
Lucas viveu uma experiência no Golden State, dos Estados Unidos, antes de vir à Vila Belmiro. Ele foi artilheiro da Dallas Cup Sub-19, com sete gols.
No Novorizontino, realizou 23 assistências em 24 partidas do Campeonato Paulista sub-17, quando foi semifinalista e eliminado pelo Palmeiras.
Lucas Barbosa começou na escolinha DME, em Bebedouro. Foi para a Inter de Bebedouro no sub-11 e continuou no sub-13. Passou pelo São Paulo, no sub-15, e Grêmio, no sub-15. A ida para o Novorizontino ocorreu em 2017, depois de quase desistir da carreira.
"Estou vivendo um sonho com esta renovação. Estar em uma Vila Belmiro, sendo comprado pelo Santos, é algo muito grande para mim. Me faz recordar minha história, em que em certo momento cheguei a desistir aos 15 anos, e tive ajuda de pessoas que me fizeram voltar. Me lembro da partida de quando atuava pelo Novorizontino contra o mesmo Santos em 2018, por um Campeonato Paulista Sub-17, que fez toda a diferença na minha vida e que me fez estar aqui. Por esses momentos que eu comemoro tanto este contrato e tenho plena confiança de que ainda é só o início", diz Lucas Barbosa.