A denúncia teve como base as provas colhidas pelo Ministério Público de Goiás na Operação Penalidade Máxima II. Em meio às investigações, o Peixe optou por suspender o contrato do jogador.
Bauermann chegou ao Santos no início de 2022. Com a camisa alvinegra, ele disputou 78 partidas e marcou cinco gols.
¡Hemos alcanzado un 𝗽𝗿𝗶𝗻𝗰𝗶𝗽𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝗰𝘂𝗲𝗿𝗱𝗼 🤝🏻 con el defensa central Eduardo Bauermann 🇧🇷 para convertirse en el primer refuerzo del Primer Campeón de Provincia! 👏🏻.
Detalles en el comunicado 📝.
💙 #VamosEverton #Evertonízate #EvertonEsViña #ViñaEsEverton 💛 pic.twitter.com/6iVTdDQMAy
— Everton de Viña del Mar (@evertonsadp) May 31, 2024
O zagueiro, inclusive, foi anunciado pelo Antalyaspor, da Turquia. O jogador, porém, teve o contrato rescindido por problemas do dia a dia.
Aos 28 anos, Bauermann busca retomar a carreira após a polêmica. Além do Santos, ele jogou por América-MG, Figueirense, Paraná, Náutico, Atlético-GO e Internacional.
Relembre o caso Bauermann:
Em maio de 2023, foram divulgadas imagens de uma suposta conversa de Bauermann com um "manipulador de resultados" por mensagens. O jogador teria recebido 50 mil reais para forçar e receber um cartão amarelo em uma partida do Santos, contra o Avaí.
O zagueiro, porém, não levou o cartão amarelo e prometeu que seria expulso na partida seguinte, contra o Botafogo. Ele até recebeu o cartão vermelho, mas apenas após o fim do jogo e enfureceu o participante do "esquema de apostas".
Bauermann foi pressionado para devolver a quantia, que chegou na casa dos R$ 800 mil, e cogitou até mesmo repassar uma porcentagem de seus direitos econômicos em uma futura negociação para deixar o Santos.
No dia 9 de maio daquele ano, a Justiça aceitou a denúncia do MP-GO contra o esquema de manipulação de jogos. Já em 1º de junho, o STJD decretou uma punição de 12 jogos de suspensão para o zagueiro — agravada para 360 dias, além de uma multa de R$ 35 mil, após segundo julgamento, no dia 6 de julho.