Mas quem são eles? Para apresentar um pouco mais os garotos, a Gazeta Esportiva conversou com o analista Gabriel Henrique, responsável pela página Santos Scouts.
DERICK
Aos 20 anos, Derick é um zagueiro alto, com 1,94m de altura. Devido a sua alta estatura, uma de suas principais virtudes é o jogo aéreo. Nesta temporada, aliás, ele já soma três gols, sendo todos eles em jogadas de bola aérea. No chão ele não deixa a desejar. O defensor tem qualidade para contribuir na saída de bola. No ano, ele tem uma média de 84% na precisão dos passes.
Outra qualidade do Menino da Vila é a imposição física. Com 84kg, Derick costuma usar o seu corpo para levar vantagem sobre os atacantes rivais, e a estratégia costuma dar resultado. Em média, ele vence 73% dos duelos em um jogo.
Além disso, o zagueiro tem papel de liderança. Quando está em campo, ele costuma carregar a braçadeira de capitão.
Por fim, vale lembrar que Derick já estreou no profissional. Em 2020, ele atuou por poucos minutos na vitória de 3 a 1 sobre o Atlético-MG, na Vila Belmiro. Na ocasião, Cuca era o treinador do Santos. A partir de então, ele vem sendo relacionado para algumas partidas, mas não saiu mais do banco. Nesta temporada, ele foi convocado para dois embates.
JAIR
Jair, por sua vez, é um zagueiro mais novo. Ele nasceu no dia 7 de março de 2005, ou seja, ele tem apenas 17 anos. Apesar da pouca idade, ele já soma diversos jogos no elenco sub-20. Ao lado de Derick, ele formou a dupla de zaga titular do Santos no vice-campeonato da Copinha neste ano.
Dentro de campo, o garoto mostra bastante qualidade para construir o jogo. A sua precisão no passe é de 84%. Além disso, ele também se destaca no jogo aéreo, com 1,92m de altura, e tem boa velocidade.
Neste ano, Jair vem sendo reserva na maioria das partidas, mas costuma ser a primeira alternativa quando Derick ou Zabala estão fora, seja por lesão ou promoção ao time profissional.
Baixas no profissional
No momento, Lisca não conta com nenhum zagueiro do elenco de cima para o jogo contra o Fluminense. Maicon (lesão na panturrilha), Luiz Felipe (dores no adutor direito) e Alex Nascimento (entorse no tornozelo) são dúvidas. Já Eduardo Bauermann, suspenso, é baixa certa.
Lisca ainda tem mais quatro sessões de treinamentos para definir a escalação que enfrentar o Fluminense. A partida está marcada para segunda-feira, às 20 horas (de Brasília), na Vila Belmiro.
Confira como foi o treino do Peixão na manhã desta quarta-feira e a entrevista exclusiva com o #MeninoDaVila Lucas Barbosa! 🎥🐳
Assista ao vídeo completo em https://t.co/jmLcItoLr7 pic.twitter.com/azU8Ylf4UF
— Santos FC (@SantosFC) July 27, 2022