Com o resultado, a Portuguesa, vice-líder do Grupo A, atrás do Santos, também garantiu a classificação para o mata-mata do Campeonato Paulista, depois da vitória da Inter de Limeira, por 2 a 0, sobre o Ituano. Com esse último resultado, o Timão ficou sem chances de avançar às quartas, mesmo após a vitória sobre o Santo André no apagar das luzes.
CLASSIFICADOS EM DOBRO!!! ❤️💚❤️💚
— Portuguesa ❤️💚 (@Lusa_Oficial) March 3, 2024
Com a vitória de hoje e os resultados da rodada do Paulistão, a Lusa garantiu a classificação para as quartas de final da competição e também a vaga no Campeonato Brasileiro da Série D de 2025!
VAMOOOOOOOS!!!! 💪❤️💚#SomosLusa #VamosÀLuta pic.twitter.com/oDBSvS7R15
O jogo
A Portuguesa abriu o placar logo aos quatro minutos de jogo. Após cruzamento vindo da esquerda, a defesa do Mirassol falhou ao tentar afastar, e Everton Maceió ficou com a sobra, dentro da área, limpando a marcação antes de soltar o pé, sem chances para o goleiro Alex Muralha, e abrindo o placar no Canindé.
Daí em diante a Portuguesa se portou bem dentro de campo, não dando muitos espaços que pudessem ser explorados pelo Mirassol, que tentava a qualquer custo correr atrás do prejuízo, mas sem sucesso.
No segundo tempo, o Mirassol armou uma verdadeira blitz na entrada da área da Portuguesa. Com mais posse de bola, o time do interior trocava muitos passes, mas, seguiu parando no forte sistema defensivo da Lusa, que apostou nos contra-ataques para “matar” o jogo na reta final.
Faltando poucos minutos para o juiz apitar o fim da partida, a pressão do Mirassol se intensificou. Aos 35, os visitantes esteve muito próximo de empatar. Dellatorre deu passe açucarado para Paulinho Bóia, que acabou sendo desarmado. A bola, porém, sobrou para o próprio Dellatorre, que tentou driblar o goleiro, mas viu o rival dar um tapa na bola para evitar o gol. Assim, coube ao time verde e amarelo se conformar com o revés contra a Lusa no Canindé.