Assim, os Dragões atingem a sétima partida de invencibilidade e chegam aos 39 pontos na competição, mas permanecem na terceira posição - um ponto atrás do vice-líder Braga e cinco do líder Benfica, que também venceram na rodada.
Por outro lado, os donos da casa amargam o quarto jogo seguido sem vitória e, dessa forma, desperdiçam a chance de entrar na zona de classificação para as ligas europeias. No momento, figuram na sétima colocação, com 24 pontos - três atrás do quinto lugar Casa Pia.
Pela próxima rodada, portanto, o Porto visita o vice-lanterna Marítimo, às 16 horas (de Brasília) de quarta-feira (01), no Estádio dos Barreiros, em Funchal (POR). Por sua vez, o Vitória de Guimarães recebe o Chaves, na segunda-feira (30), a partir das 18h15, novamente no Estádio Dom Afonso Henriques.
Antes disso, porém, os Dragões voltam suas atenções à Taça de Portugal. Pela semifinal, o clube azul enfrenta o Académico de Viseu, da segunda divisão portuguesa, às 16h45 da próxima quarta-feira, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria (POR).
⏱Final de Jogo / End of the match / Final del Partido
🔵⚪Vitória SC 0-1 FC Porto
⚽45+2' João Mário#VSCFCP pic.twitter.com/F2cyGKqzNv
— FC Porto (@FCPorto) January 21, 2023
O gol do Porto sobre o Vitória de Guimarães
O único gol do confronto desta tarde saiu nos acréscimos do primeiro tempo. Aos 47 minutos, após cruzamento mal afastado pela defesa, o luso-brasileiro Otávio passou de cabeça para João Mário, que tirou do marcador com um leve toque por cima e chutou cruzado com força, abrindo o placar em Guimarães.
Quando o relógio marcava 49 minutos do segundo tempo, o árbitro foi chamado pelo VAR para checar um possível pênalti para o Porto, por um possível toque de mão faltoso dentro da área. Após a análise no monitor, entretanto, ele manteve a decisão de campo e não marcou a penalidade.