Rony brilha, Palmeiras vence Coritiba e fica a dois pontos do líder Botafogo
Por Rodrigo Matuck
São Paulo, SPCom o resultado, o Alviverde retomou a vice-liderança e encurtou a distância para o Botafogo, que está na ponta. Os paulistas foram a 19 pontos, dois a menos que o Fogão, que perdeu para o Athletico-PR, no sábado. Já o Coxa segue na lanterna, com três.
O Palmeiras volta as suas atenções agora para a Libertadores. Na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), o time recebe o Barcelona de Guayaquil, pela quinta rodada do grupo C do torneio. Já o próximo desafio pelo Brasileirão é contra o São Paulo, fora de casa, pela 10ª rodada, no domingo, às 16 horas.
O Coriitba, por sua vez, volta a campo no sábado, às 16 horas, contra o Santos, no Couto Pereira, em Curitiba.
O jogo - Precisando vencer, os mandantes iniciaram o primeiro tempo tentando encurralar os rivais. O time até dominou a posse de bola e alugou o campo de defesa dos paranaenses, mas encontrou dificuldades para achar espaços na defesa e, consequentemente, assustar.
Assim, o primeiro chute a gol saiu aos 18 minutos. Dudu fez bela jogada individual e chutou nas mãos de Gabriel. Na sequência, Dudu lançou na área e Luan subiu mais que todo mundo para testar firme. Atento, o goleiro espalmou para longe.
Já aos 29, nada impediu o gol palmeirense. Em boa jogada coletiva, Piquerez recebeu na ponta esquerda e cruzou com muita precisão para Artur, que chegou completando de primeira para o fundo da rede.
E não demorou para sair o segundo. Desta vez, a jogada foi pela direita. Mayke partiu com liberdade pela lateral e cruzou na cabeça de Rony, que cabeceou no cantinho e saiu para o abraço.
Do outro lado, o Coritiba assustou apenas uma vez na primeira etapa. Com 45 minutos, Zé Rafael foi acionado na área e testou para a bela defesa de Weverton,
2º tempo
Na volta do intervalo, o Coxa até voltou um pouco mais aceso e buscando o ataque. A melhor chance da equipe foi logo no começo, em cobrança de falta quase em cima da linha da grande área. Boschilia, no entanto, parou na barreira.
A partir de então, o Palmeiras acordou e voltou a dominar o confronto. Aos 17 minutos, Luis Guilherme aproveitou o cruzamento de Artur e cabeceou para a defesa de Gabriel. Na sequência, Dudu foi lançado por Zé Rafael na esquerda, cortou para o meio e bateu com perigo pelo lado.
Aos 20, o camisa 7 repetiu a jogada. Desta vez, Gabriel apareceu para evitar o tento. No minuto seguinte, o atacante até conseguiu vazar o arqueiro, mas em posição de impedimento. Assim, o gol foi anulado.
Já aos 28, enfim saiu o terceiro gol do Verdão. Dudu puxou rápido contra-ataque pelo meio e deu linda assistência para Rony, que invadiu a área e chutou cruzado para ampliar.
Com o relógio marcando 37 minutos, o Coritiba conseguiu descontar. Ruan Assis levantou na área, Weverton e Luan se desentenderam e deixaram a bola passar. Sozinho, Alef Manga só teve o trabalho de estufar as redes.
A reação, no entanto, parou por aí. Nos minutos finais, ainda deu tempo de uma confusão entre os jogadores, mas o árbitro logo chegou para acalmar os ânimos e colocou ponto final no embate.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 X 1 CORITIBA
Local: Allianz Parque, em São Paulo-SP
Data: 4 de junho de 2023, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
Cartões amarelos: Zé Rafael, Gómez, Jhon Jhon e Luan (Palmeiras); Kuscevic, Andrey, Urso e Henrique (Coritiba)
GOLS: Artur, aos 29 do 1ºT, Rony, aos 33 do 1ºT e 28 do 2ºT (Palmeiras); Alef Manga, aos 37 do 2ºT (Coritiba)
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael (Fabinho), Gabriel Menino (Richard Rios) e Luis Guilherme (Jhon Jhon); Dudu, Artur (Bruno Tabata) e Rony (Flaco López).
Técnico: Abel Ferreira
CORITIBA: Gabriel; Natanael, Bruno Viana, Kuscevic, Henrique e Jamerson (Andrey); Bruno Gomes *Urso), Liziero e Boschilia (Marcelinho Moreno); Zé Roberto (Alef Manga) e Robson (Ruan Assis).
Técnico: Antônio Carlos Zago