O Verdão tem muitos motivos para se orgulhar da campanha que vem fazendo nesta edição do Brasileirão. A equipe figura na vice-liderança, com 33 pontos - tem a mesma pontuação do líder Botafogo e só perde nos critérios de desempate. A equipe possui a segunda melhor defesa e o quarto melhor ataque.
Além disso, o Palmeiras também atingiu uma boa marca. Após 16 rodadas, o time já faz a sua melhor campanha da Era Abel Ferreira na Série A - superando, inclusive, temporadas em que saiu com o título da competição. Até aqui, são 10 vitórias, três empates e três derrotas.
O time palestrino já superou as campanhas das 16 primeiras rodadas de 2023, 2022 e 2021. A Era Abel Ferreira teve início oficialmente em novembro de 2020 e rendeu, até o momento, dez troféus ao Verdão, sendo dois Campeonatos Brasileiros consecutivos.
Na edição do ano passado, o Alviverde foi assumir a liderança e garantir o 12º título brasileiro só no fim do campeonato. Apesar disso, a equipe também fez um início razoável: somou 28 pontos, tendo sete vitórias, sete empates e duas derrotas nas primeiras 16 rodadas.
Tal edição do Brasileiro foi histórica para a equipe palestrina. O Botafogo havia ficou na liderança da competição por 31 rodadas, mas sofreu uma derrocada e viu o Palmeiras tomar o topo da tabela. No confronto direto, o Verdão venceu o rival de virada, por 4 a 3, dando início a uma arrancada rumo ao troféu.
Cordialidade e fair play 🤝
Conheça o kit exclusivo que o #MaiorCampeãoDoBrasil enviará aos demais participantes da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Falta menos de um ano para irmos em busca do bicampeonato!#AvantiPalestra pic.twitter.com/JPKRIKHwJC
— SE Palmeiras (@Palmeiras) July 13, 2024
Em contrapartida, das três campanhas iniciais em que o Palmeiras teve com Abel Ferreira no comando, a de 2023 foi a pior delas. Em 2022, por exemplo, os comandados do português conseguiram chegar aos 30 pontos nos primeiros 16 jogos do Brasileirão. Foram oito vitórias, seis empates e duas derrotas.
Naquele ano, o Verdão também conquistou o título do torneio nacional, mas com um pouco mais de paz e tranquilidade. Ao fim do campeonato, o Palestra Itália terminou com oito pontos a mais que o vice-líder Internacional (81 contra 73).
Já em 2021 o Palmeiras teve sua campanha mais próxima da atual sob o comando de Abel. O Alviverde totalizou 32 pontos após 16 rodadas - um a menos que neste 2024. Foram as mesmas dez vitórias, com dois empates e quatro reveses. Quem levou a taça para casa naquela temporada foi o Atlético-MG, sendo que o time paulista acabou em terceiro.
Agora, o Palmeiras busca dar sequência ao bom momento que vive na Série A, mas terá um adversário complicado pela frente. Às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, o Verdão visita o Botafogo, no Nilton Santos, em compromisso pela 17ª rodada.
Vale lembrar também que o Alviverde alcançou outra marca especial na última rodada do Brasileiro. Na vitória sobre o Atlético-GO, a equipe superou a marca dos 500 gols marcados desde que o treinador português assumiu o clube. O gol de número 500 foi marcado por Flaco López, que abriu o placar do jogo, enquanto Veiga e Estêvão fizeram os dols de número 501 e 502, respectivamente.