Campeão da Copa do Brasil, Marcelo Oliveira revê Palmeiras embalado
Por Redação
São Paulo, SPO Palmeiras defende uma vantagem de três pontos na liderança do Campeonato Brasileiro às 11 horas (de Brasília) deste domingo, contra o Atlético-MG. O confronto, a ser disputado no Estádio Palestra Itália, marca o reencontro do técnico Marcelo Oliveira com a equipe alviverde, pela qual ganhou a Copa do Brasil 2015.
Comandante do Palmeiras de junho de 2015 a março de 2016, Marcelo Oliveira acumulou um total de 24 vitórias, 11 empates e 18 derrotas (52,2% de aproveitamento), incluindo a derradeira partida contra o Nacional, em que estava suspenso e foi substituído pelo auxiliar Tico dos Santos.
No ponto alto de sua passagem pelo Palmeiras, o técnico participou do título da Copa do Brasil 2015. Ao lado de Luiz Felipe Scolari e Vanderlei Luxemburgo, Marcelo Oliveira compõe o seleto grupo de treinadores que conquistaram títulos pelo time alviverde desde 1977 (o auxiliar Flavio Murtosa também triunfou no período).
A despeito do tricampeonato da Copa do Brasil, alcançado em dezembro de 2015, Marcelo Oliveira começou a temporada de 2016 com sérias dificuldades. Exagerando nos chutões e ligações diretas, o time alviverde sofria para criar chances de gol, o que acabou abreviando a passagem do técnico pelo clube.
Com 23 partidas no comando do Palmeiras na arena, Marcelo Oliveira é o recordista entre os técnicos no Estádio Palestra Itália desde a reinauguração, realizada em novembro de 2014. Ao deixar o clube, o técnico divulgou nota oficial e classificou sua demissão como um “sonho interrompido”.
Contratado para suceder Marcelo Oliveira ainda em março, Cuca levou o Palmeiras até a semifinal do Campeonato Paulista e acabou eliminado pelo Santos nos pênaltis. Na Copa Libertadores, o treinador não conseguiu evitar a queda logo na fase de classíficação.
Com quase três semanas para treinar antes do Brasileiro, Cuca reformulou o elenco. Em uma troca Cruzeiro, ele cedeu Lucas e Robinho para receber Fabiano e Fabrício. O Palmeiras ainda contratou Roger Guedes, Mina, Tchê Tchê e Leandro Pereira. Jogadores como Cristaldo, Leandro Almeida, Régis, Victor Luis, Lucas Taylor, Nathan e Felipe Gabriel deixaram o clube.
Baseado em atletas leves, velozes e versáteis, Cuca deu uma nova identidade ao Palmeiras, atual líder do Campeonato Brasileiro com 32 pontos. Posicionado mais perto do gol adversário, com menor responsabilidade na marcação, Gabriel Jesus deslanchou e assumiu a artilharia do torneio nacional.
Neste domingo, porém, o atacante de 19 anos não enfrentará o ex-treinador, já que foi convocado para defender a Seleção nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ao lado do goleiro Fernando Prass. Com 23 pontos ganhos, o Atlético-MG, dirigido por Marcelo Oliveira, figura no oitavo posto do Brasileiro.