Com a vitória, o time comandado por Erik ten Hag sobe para a terceira posição, com agora 38 pontos. O United também dá sequência a uma invencibilidade de sete jogos na temporada e reverteu a goleada que sofreu no primeiro turno. Na ocasião, perdeu para o City por 6 a 3, em outubro.
Já o City, com a derrota, segue na segunda posição com 39 unidades e perdeu a chance de ficar mais próximo do líder Arsenal, que tem 44. O revés também leva mais preocupação ao elenco, que foi eliminado da Copa da Liga Inglesa após ser derrotado pelo Southampton.
Na 21ª rodada, o United tem pela frente o Crystal Palace fora de casa. O jogo está marcado para acontecer na próxima quarta, às 17 horas (de Brasília). Já o City recebe o Tottenham no dia seguinte, no mesmo horário.
United superior e placar intacto
Os primeiros 45 minutos foram de maior posse de bola do Manchester City, no entanto o destaque ficou para o United. O time da casa conseguiu amenizar o melhor ataque da competição e explorou os contra-ataques que encontrava.
A primeira finalização do jogo foi sair aos 10 minutos, com Bruno Fernandes. Eriksen encontrou o português, que chutou cruzado e acabou sendo bloqueado pelo goleiro Ederson.
Sem muitas chances perigosas, o City teve apenas dois chutes para tentar abrir o placar, mas nenhum diretamente ao alvo. Após cruzamento de Bernardo Silva, Haaland dominou e tentou a finalização, mas Casemiro cortou.
A outra tentativa foi com Walker, que dominou no meio do campo e arriscou de fora da área, mas a bola foi para a linha de fundo.
Rashford, nome de destaque da primeira etapa, teve duas grandes construções. A melhor delas foi aos 33 minutos, quando driblou o goleiro adversário e, sem goleiro, chutou. Akanji apareceu para tirar o perigo.
Apesar da superioridade do United, a contagem não sofreu alterações e ambos os times desceram para os vestiários zerados.
City revive, mas leva troco do United
Em um cenário totalmente controverso no início, o Manchester City voltou mais à vontade. Logo aos dois minutos Bernardo Silva arriscou, mas um desvio no Varane facilitou a vida de De Gea.
Depois, foi justamente Varane que quase estreou o marcador. O jogador finalizou de pé esquerdo após uma cobrança de falta, mas ele estava impedido e a irregularidade foi marcada.
Até que aos 15 minutos o placar foi aberto. Depois de troca de passes na zona intermediária do campo, o City avançou com Mahrez pela direita. O atacante passou para De Bruyne, que cruzou na medida para Grealish, de cabeça, estufar as redes.
Após substituições, o United conseguiu um gol após sentir complicações na etapa toda. No primeiro chute certeiro, Bruno Fernandes finalizou forte e empatou o duelo. O árbitro até marcou impedimento de Rashford, que correu para a bola mas não chutou, porém o VAR validou o lance.
E o tento deu gás aos donos da casa. Depois de três minutos, Bruno Fernandes acha o Garnacho na esquerda e cruza rasteiro pra Rashford finalizar, fechar o placar e virar a partida.
🔴 Game-changing moment. #MUFC || #MUNMCI pic.twitter.com/F182IBFoNF
— Manchester United (@ManUtd) January 14, 2023