Além disso, o clube azul de Manchester também conseguiu seu décimo troféu da liga nacional e se tornou o quarto maior vencedor da competição, atrás apenas do Manchester United (20), Liverpool (19) e Arsenal (13). Dos dez títulos conquistados, oito foram na era Premier League, que se iniciou na temporada de 1992/93.
🔎 O Man. City é o tetracampeão seguido com o título da Premier League 23/24! 🏴👏
⚔️38 jogos
🚥28V - 7E - 3D (!)
📊79.8% apv. (!)
⚽️96 gols (!)
🚫34 gols sofridos (!)
🛠124 grandes chances (!)
👟18.2 finalizações / j (!)
⚠️7.7 finalizações sofridas / j (!)
⏳65.5% posse pic.twitter.com/p8erp3vaiD
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) May 19, 2024
Os Citizens encerraram a competição com 91 pontos. Nas 38 rodadas disputadas, a equipe venceu 28, empatou sete e perdeu apenas três, resultando em um aproveitamento de 79,8%. Além disso, marcou 96 gols e tomou 34.
Com uma média de posse de bola de 65,5%, o City criou 128 grandes chances de gols, segundo dados do Sofascore. Além disso, teve 18,2 finalizações por jogo e sofreu somente 7,7 por partida.
Confira os principais nomes do tetracampeonato:
Guardiola
O técnico Pep Guardiola chegou ao seu 12º título de liga nacional. Ao todo, o treinador espanhol disputou 15 vezes este tipo de competição e nunca terminou abaixo da terceira colocação. Foram três troféus pelo Barcelona, três pelo Bayern de Munique e seis pelo Manchester City.
Foden
Um dos grandes destaques do tetracampeonato dos Citizens é o meia Phil Foden, que foi eleito o melhor jogador da competição. O inglês participou de 27 gols, marcando 19 e dando assistência para oito. Ele, inclusive, anotou duas vezes na vitória da equipe contra o West Ham, que garantiu o título.
Haaland
O atacante norueguês Erling Haaland foi um dos nomes importantes para o clube de Manchester se tornar campeão e terminou a liga nacional como o artilheiro pela segunda vez consecutiva, com 27 gols marcados.
Rodri
Comandando o meio-campo, o volante Rodri foi peça-chave na conquista do City. Com ele em campo, a equipe não perdeu nenhuma vez na competição. Mesmo sendo o primeiro homem à frente da defesa, o espanhol balançou as redes em oito oportunidades e deu nove assistências. O camisa 16 foi o autor do terceiro gol diante do West Ham, que deu tranquilidade para o time no restante da partida.