Depois de um primeiro tempo equilibrado, em que ambas as equipes buscaram o gol, os 'Reds' controlaram melhor a segunda etapa. Com assistência de Curtis Jones, Díaz abriu o placar (61') com uma bonita finalização por cima do goleiro Lukas Hradecky.
Minutos depois, com o Leverkusen ainda assimilando o golpe, Mohamed Salah cruzou a bola na área e Cody Gakpo emendou para ampliar a vantagem do time inglês (65').
Com mais uma assistência de Salah, Díaz fez o terceiro do Liverpool (83'), e nos acréscimos o colombiano fechou a goleada aproveitando rebote de Hradecky (90'+2) em tentativa de Darwin Núñez.
"Estou muito feliz por marcar meu primeiro hat-trick pelo Liverpool, o primeiro da minha carreira. É um momento muito especial, que lembrarei pelo resto da vida", comemorou Díaz, que foi eleito o melhor jogador da partida.
Com a vitória em casa, o Liverpool assume a liderança isolada da fase de liga da Champions, com 12 pontos após quatro rodadas. Por sua vez, o Leverkusen sofre a sua primeira derrota na competição, depois de duas vitórias e um empate nos três primeiros jogos.
"O resultado é doloroso, provavelmente mais do que o nosso jogo. Mas a Liga dos Campeões é assim, é o nível mais alto e hoje não foi o suficiente", declarou o técnico do time alemão, Xabi Alonso, em entrevista ao Prime Video.