O negócio por Mamardashvili será em definitivo, com o jogador permanecendo por mais uma temporada no Valencia, por empréstimo. O arqueiro de 23 anos chegará como provável substituto a longo prazo do brasileiro Alisson, que completa 32 anos em 2024.
De acordo com a imprensa europeia, o goleiro custará algo em torno de 35 milhões de euros (cerca de R$ 215 milhões na cotação atual) para os cofres ingleses, incluindo bônus.
We have reached an agreement for the transfer of Giorgi Mamardashvili, subject to a work permit and international clearance – with the Valencia goalkeeper set to move to Anfield ahead of the 2025-26 season 🙌🔴
— Liverpool FC (@LFC) August 27, 2024
Mamardashvili foi um dos grandes destaques da última Euro, defendendo a meta da seleção georgiana. Apesar da queda da equipe nas oitavas de final para a campeã Espanha, ele ficou marcado pelas grandes defesas realizadas, principalmente no empate em 1 a 1 contra a República Tcheca, na segunda rodada, quando realizou 11 intervenções nos 90 minutos.
No total, nas quatro partidas disputadas, Mamardashvili fez 30 defesas, incluindo nove na eliminação para a seleção espanhola. Além disso, o goleiro evitou 4.67 gols no torneio - um número medido com base nas atuações de um goleiro para definir quantos gols adversários foram evitados por suas ações em um período específico.
Com três dias restantes para o fechamento da janela, esta foi a primeira contratação do Liverpool da temporada.
A equipe comandada por Arne Slot volta a campo no próximo domingo, às 12h (de Brasília), pela terceira rodada da Premier League. O duelo será um clássico fora de casa contra o Manchester United, no Estádio Old Trafford.