Após o duelo, Southgate parabenizou o adversário e reconheceu que os espanhóis tiveram um melhor desempenho durante os 90 minutos.
"Parabéns à Espanha. Achei que eles foram o melhor time do torneio e foram o melhor time esta noite. Nosso maior problema foi que não usamos a bola bem o suficiente. Na verdade, defendemos muito bem no primeiro tempo como um time, mas quando ganhamos a bola, não conseguimos passar pela contrapressão deles com frequência suficiente", disse ao EURO2024.com.
O comandante analisou a etapa final do jogo e afirmou que sua equipe foi dominada por conta do desgaste físico.
"No segundo tempo, quando você começa a se cansar de qualquer maneira, não consegue manter a bola bem, isso se torna demais e acho que, no final, é por isso que eles tiveram as chances que tiveram", falou.
Ver essa foto no Instagram
Apesar da derrota, o técnico elogiou sua equipe. Assim, relembrou boas campanhas da Inglaterra nos últimos oito anos e afirmou que não há motivo para não conseguir se recuperar emocionalmente.
"Eles foram a duas finais e uma semifinal nos últimos oito anos. Há muitos jogadores jovens que vão ficar por aqui por mais seis ou oito anos. Embora isso seja doloroso para eles no momento, não há razão para que não consigam se recompor".
Por fim, absorveu o torneio como uma forma de aprendizado.
"Este torneio foi uma experiência incrível, mais uma vez, um grande privilégio ter a chance de fazer história na final, mas ainda não chegamos lá", completou.
Agora a Inglaterra retorna aos gramados somente no dia 7 de setembro, diante da Irlanda do Norte. O jogo acontece às 13h (de Brasília), no Aviva Stadium, pela primeira rodada da Liga das Nações da UEFA.