No início da temporada, ainda sob o comando de Abel Braga, o Flamengo oscilou, mas já mostrava que estava em ascensão. Mesmo sendo campeão Carioca e classificado na Libertadores, a diretoria rubro-negra estava insatisfeita com o trabalho do treinador e contratou o português Jorge Jesus, que mudou a equipe de patamar no cenário nacional.
Jorge Jesus assumiu e , aliado a chegada de alguns reforços, com os laterais Rafinha e Filipe Luís, além do meia Gerson, emplacou um futebol que dava gosto de ver. O resultado disso, foi a conquista do Campeonato Brasileiro, com ampla vantagem sobre os rivais, além do título da Libertadores, em final emocionante contra o River Plate-ARG.
No Mundial, a boa atuação na derrota para o Liverpool, na prorrogação, mostrou que o Flamengo está no caminho certo para manter a hegemonia conquistada em 2019. Agora, o pensamento é repetir os feitos deste ano para retornar a competição em 2020.
A diretoria já vem se movimentando no mercado e deve anunciar nos próximos dias reforços para o elenco. O zagueiro Gustavo Henrique e o atacante Pedro Rocha estão perto de serem anunciados.
Clique aqui para conferir a retrospectiva detalhada da temporada 2019 do Flamengo