Do time que entrou em campo naquele 29 de outubro de 2022, no Equador, e venceu o Athletico-PR por 1 a 0, apenas Léo Pereira, Arrascaeta e Pedro continuam no Flamengo. Por sinal, autor do gol do título, Gabigol, a exemplo de David Luiz, dá adeus ao Flamengo no fim deste ano.
Nos despedimos hoje de @DavidLuiz_4 e agradecemos por todos os títulos que nos ajudou a conquistar!
🏆🏆 Bicampeão da Copa do Brasil (2022 e 2024)
🏆 Libertadores (2022)
🏆 Carioca (2024)#ObrigadoDavidLuiz pic.twitter.com/CvjN2gmdEp
— Flamengo (@Flamengo) December 22, 2024
Sob o comando de Dorival Júnior, o time titular do Flamengo na final da Libertadores de 2022 foi o seguinte: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro.
Daquela equipe, Rodinei se despediu no fim de 2022. Em janeiro de 2023, o volante João Gomes deixou o Flamengo e foi para o Wolverhampton, da Inglaterra. No fim do ano passado, Filipe Luís se aposentou dos gramados e Everton Ribeiro, sem renovar o contrato, acertou com o Bahia.
Neste ano, em janeiro, o goleiro Santos foi negociado com o Fortaleza. Em março, o volante Thiago Maia se despediu do Flamengo e foi para o Internacional. Dezembro marca a despedida de Gabigol e David Luiz.
Já entre os relacionados para a final da Libertadores de 2022, o Flamengo ainda conta no elenco com Fabrício Bruno, Ayrton Lucas, Erick Pulgar e Everton Cebolinha. Pablo, após ser emprestado ao Botafogo neste ano, tem mais um ano de contrato. Varela e Bruno Henrique, então lesionados, e Matheus Cunha não foram relacionados para a decisão de 2022 e são outros nomes que continuam no elenco rubro-negro.