"É difícil, é muito difícil. Estou triste, mas orgulhoso de ter lutado ao longo desses anos para poder estar em uma Copa do Mundo. No final não poderia ser e daqui, como eu disse, desejo a eles o melhor. Eles são um grupo espetacular de pessoas. Eles criaram um ambiente que eu nunca experimentei em um time", afirmou.
🚨 OFICIAL | @jose_gaya abandona la concentración de la @SEFutbol para el Mundial de Catar.
El lateral se va de Doha con el cariño, el respeto y reconocimiento de sus compañeros y de toda la RFEF.
ℹ️ https://t.co/L0o9EPwnMs #VamosEspaña | #Catar2022 pic.twitter.com/pYjJGhfNms
— Selección Española de Fútbol (@SEFutbol) November 18, 2022
Apesar disso, o espanhol acredita que os seus companheiros de equipe vão "desempenhar um grande papel" na competição. "Tenho certeza que eles vão fazer uma grande Copa do Mundo , desejo-lhes o melhor e vou torcer por eles de casa. Não poderei estar lá, mas desejo-lhes o melhor, convencido de que eles vão desempenhar um grande papel", afirmou.
Gaya revelou que o treinador da Espanha, Luis Henrique, conversou com ele para explicar a decisão. "Estou a tentar assimilar um pouco toda esta situação. No final das contas está decidido e tenho a certeza que o treinador, como já disse, faz isso para o bem da equipe", disse.
A Espanha, campeã mundial em 2010, está no Grupo E e estreia contra a Costa Rica, nesta quarta-feira. Na sequência, enfrenta Alemanha e Japão, respectivamente.