Fora da seleção, Xabi Alonso reconhece fim de ciclo na Espanha
Por Redação
São Paulo, SPDe fora do elenco espanhol para a Eurocopa desta temporada, o meio-campista Xabi Alonso comentou sobre a eliminação da atual bicampeã do torneio para a Itália, nas oitavas de final, e exaltou a igualdade que a competição europeia apresentou neste ano.
“Me dói a eliminação tão breve, estava ali com os jogadores pouco tempo atrás e sei como se sentiram”, comentou o experiente jogador. “Acredito que Del Bosque tem o direito de decidir o que vai fazer daqui pra frente”, acrescentou, sobre uma hipotética saída do treinador espanhol, Vicente Del Bosque.
Alonso também comentou sobre o fim de um ciclo que acontece na Seleção Espanhola. De 2008 a 2012, a Fúria dominou o futebol mundial com dois títulos da Eurocopa e um da Copa do Mundo. Na Copa de 2014, contudo, a equipe foi eliminada ainda na fase de grupos e, nesta Eurocopa, voltou a cair cedo na competição.
“Quando se tem uma expectativa muito alta e não se corresponde, é normal que haja decepção. Vínhamos de um ciclo muito bonito e era difícil de continuar. Além do que, não perdemos para qualquer um. Sabíamos que a Itália ia ser difícil”, pontuou Xabi.
O meio-campista acredita que a atual base da seleção espanhola tem qualidades o suficiente para não precisar de uma grande reformulação. “ Há muitos jogadores com nível e experiência de sobra para chegar com garantias no caminho para a Copa da Rússia”, afirmou.
“Vejo uma grande igualdade nessa Euro. Não vi nenhuma seleção superior. Estamos vendo os resultados que os pequenos estão conquistando. O nível é cada vez mais alto. Não me atrevo a falar em favoritos”, completou o jogador. Na edição de 2016 do torneio europeu, equipes como País de Gales e Islândia vem surpreendendo com um bom futebol e eliminando seleções tradicionais.