Suspensão de Gabriel deve alterar posicionamento de Avelar no Corinthians - Gazeta Esportiva
Suspensão de Gabriel deve alterar posicionamento de Avelar no Corinthians

Suspensão de Gabriel deve alterar posicionamento de Avelar no Corinthians

Gazeta Esportiva

Por Tiago Salazar

14/11/2019 às 10:00

São Paulo, SP

O Corinthians tem uma verdadeira decisão no domingo, contra o Internacional, a partir das 18h, em Itaquera. As duas equipes estão empatadas com 49 pontos e lutam por uma vaga na próxima Copa Libertadores da América via Campeonato Brasileiro.

Apesar do ânimo renovado e dos bons resultados conquistados frente a Fortaleza e Palmeiras, Dyego Coelho tem problemas a resolver, e um deles deve mexer com a estrutura tática do time.

Gabriel está suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos e Ralf, pelo visto nos treinamentos, deve voltar a ser titular. A alteração entre jogadores da mesma posição, porém, pode mexer com a lateral-esquerda.




Como tem jogado
Com bola nos pés, o Corinthians de Coelho se posiciona em uma espécie de 3-1-5-1. O lateral direito afunda na ponta, enquanto o lateral esquerdo recua para formar uma linha de três defensores. O primeiro volante faz o ‘para-brisa’ à frente da zaga e libera os demais para a aproximação ao centroavante.

Foi assim contra Fortaleza e Palmeiras, quando o Timão teve Michel, Danilo Avelar e Gabriel em campo.

O que mudaria
Com Ralf na vaga de Gabriel, o primeiro volante é quem deve se juntar aos zagueiros para formar o trio. A estatura (1,82m), o porte físico e a caraterística forte de marcação, sem tanta mobilidade e habilidade para sair jogando, tornam Ralf o jogador ideal para a função.

Com isso, o lateral esquerdo, no caso Danilo Avelar, deve ganhar mais liberdade, e obrigação, para se apresentar à frente, dar opção de passe aos seus companheiros no campo de ataque, assim como Michel já vem fazendo.



Esquema de Tiago Nunes
No Athletico-PR, Tiago Nunes costumava usar justamente o primeiro volante, ora Camacho ora Wellington, para descer à linha dos zagueiros nos momentos de posse de bola do Furacão.

Ou seja, liberar os dois laterais e usar o cabeça de área para essa função está mais próximo do que o técnico do Corinthians para 2020 gosta de fazer do que a maneira como Dyego Coelho fez nas rodadas passadas.

Aliás, o próprio Coelho, enquanto técnico do Sub-20 do Corinthians, também usou seu primeiro volante em diversos momentos para colocar em prática o tal 3-1-5-1. As características dos laterais no time principal e de Gabriel talvez tenham convencido o interino a realizar uma adaptação ao sistema.



Avelar prefere como está
Muito questionado por parte da torcida corintiana, Danilo Avelar entende que nessa nova função, mais recuado, pode render mais para a equipe. Inclusive, o jogador chegou a comentar sobre o assunto depois do empate com o Palmeiras.

“Sim, me sinto bem ali, pela minha estrutura física, dá um suporte mais defensivo, um porte mais europeu”.

Nada confirmado
O Corinthians ainda tem mais três dias de treinamento e Coelho ainda não definiu os 11 titulares para domingo. Caso a tendência se confirme, apesar de Avelar ter se adaptado bem à linha composta por Manoel e Gil, o lateral terá de mostrar serviço também no ataque.

Outros problemas
Pedrinho, com a Seleção Sub-23, é outro desfalque certo. Mateus Vital é o substituto natural. Jadson e Sornoza correm por fora. A grande dúvida é Fagner, que ainda se recupera de uma lesão na coxa e até o treinamento desta quarta sequer havia pisado no gramado do CT. Caso não reúna condições, Michel será mantido. Cássio, recuperado de uma problema no quadril, volta no lugar e Walter após dois jogos.

Conteúdo Patrocinado