Os dois atletas já passavam pelo período de transição aos gramados antes do novo coronavírus chegar ao Brasil. Enquanto Danilo Avelar se recuperava de uma pubalgia desde o começo da temporada, Ramiro conseguiu disputar apenas três jogos até sofrer uma lesão no ligamento do joelho direito.
Caso ambos realmente estejam disponíveis, o treinador ganha reforços importantes para fazer a sua equipe desempenhar um melhor futebol. A começar pelo ex-lateral, que a partir desta temporada passou a ser deslocado para atuar como zagueiro.
Um dos pedidos do técnico corintiano assim que chegou no Timão foi a contratação de um zagueiro canhoto. Como a diretoria não conseguiu trazer esse reforço específico, coube a Tiago Nunes conversar com Avelar para que ele exerça esta função. O jogador aceitou e, inclusive, chegou a atuar ali na Florida Cup, durante a pré-temporada.
Com Avelar pelo lado esquerdo da zaga, o Corinthians pode ganhar mais qualidade na saída de bola. Além de ser um atleta mais técnico em relação aos demais companheiros de posição, é o único canhoto entre os zagueiros do elenco. Como Tiago Nunes preza por um jogo mais propositivo e trabalhado desde a defesa, é possível que ele ganhe oportunidades. O próprio treinador já deu a entender, em declarações anteriores, que vê o jogador como titular ao lado de Gil.
Enquanto isso, Ramiro terá mais concorrentes pela frente, mas também não larga muito atrás por uma vaga no meio-campo. Depois de um 2019 decepcionante com Carille e Coelho, o polivalente jogador parecia dar a volta por cima no início desta temporada. Foi o destaque do time na Florida Cup e apresentou bom futebol nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista, até sofrer a lesão no duelo contra a Ponte Preta.
Tiago Nunes vê em Ramiro uma peça importante para dar versatilidade à sua equipe, que passou por dificuldades antes da paralisação das competições. Diferente dos outros meio-campistas do elenco alvinegro, o camisa 28 consegue aliar agressividade na fase defensiva, com uma marcação mais consistente, e qualidade na fase ofensiva, aparecendo como um elemento surpresa no ataque.
Como o Timão criava muito, mas definia pouco e sem qualidade, Ramiro pode ser decisivo para verticalizar as jogadas ofensivas e dar mais objetividade ao time. Ao mesmo tempo, o volante pode dar mais combatividade a uma equipe que também encontra dificuldades na transição defensiva.
Tiago Nunes espera ambos à disposição quando as atividades retornarem normalmente. De acordo com o preparador físico Michel Huff, em entrevista à Gazeta Esportiva, tanto Ramiro quanto Avelar devem ter as mesmas condições dos demais atletas após a paralisação.
Durante o período de quarentena, os dois atletas continuaram a ser monitorados pelo departamento médico corintiano, que passava orientações via WhatsApp. Enquanto as atividades no CT Joaquim Grava não voltam, todo o elenco do Timão realiza atividades físicas de maneira remota em suas respectivas residências.