O comandante do Timão reforçou que o Flamengo teve muitas oportunidade de construir uma vantagem confortável na ida, mas pecou na falta de eficiência. Assim, o Corinthians tem a chance de buscar o resultado positivo em seus domínios, na Neo Química Arena.
"O Flamengo foi bem no primeiro tempo, superior, criando muitas situações e não concretizou. Melhoramos no segundo tempo depois das mudanças, tivemos três ou quatro ocasiões, e poderíamos concretizar. No futebol, quando você não aproveita as chances em mata-mata, isso dá chance ao adversário. Hoje tivemos essa chance. Vamos jogar como mandantes e já vencemos eles lá no Brasileirão", disse Ramón.
Já Emiliano Díaz, o "braço direito" de Ramón, reforçou o discurso do pai e explicou que as mudanças no time, como a saída de Yuri Alberto do 11 inicial, passou pela disputa do Campeonato Brasileiro no próximo final de semana.
"A gente tem que gerir os esforços, são muitos jogos, o calendário é complicado. Yuri vinha de quatro jogos jogando 90 minutos. Héctor vem bem, ele teve a lesão, mas é um cara que sabemos que pode ajudar muito. A escolha foi por isso. Sempre falamos que nossa prioridade é o Brasileirão. Vamos competir nas três frentes, mas é nossa prioridade, e vamos escolher o melhor time possível no sábado", comentou Emiliano.
Com a derrota pelo placar mínimo, um simples empate na volta elimina o Corinthians da Copa do Brasil. Para avançar no tempo normal, o Timão precisa triunfar contra o Rubro-Negro em Itaquera por pelo menos dois gols de diferença. Uma vitória de um gol dos paulistas levaria a eliminatória para as penalidades máximas.
O próximo compromisso do Corinthians é contra o Internacional, na noite de sábado, na Neo Química Arena. Já o Flamengo visita o Bahia no mesmo dia, no mesmo horário. Ambos os duelos são válidos pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A volta da semifinal da Copa do Brasil está programada para o dia 20 (domingo), em Itaquera, às 16 horas (de Brasília).
Veja outros trechos da coletiva de imprensa:
Garro e Coronado juntos (Ramón)
"A ideia de ter Garro e Coronado juntos é que poderíamos ter mais jogo, profundidade, mas o adversário nos superou. Superou nossa intenção. A gente planejou o jogo com esses dois, eles são mais ofensivos, vão muito bem no ataque. Mas foi uma experiência, falamos com eles que quando ocorre esse tipo de coisa é erro nosso. Agradeço ao time pela entrega, a equipe nunca se rendeu, e isso permitiu uma pequena chance para o jogo de volta."
Diferença dos elencos de Flamengo e Corinthians (Ramón)
"Primeiro que o Flamengo só tem a Copa do Brasil para disputar. Nós temos que gerir pois temos em três dias o Brasileiro. Demos chances para alguns jovens competirem e observamos jogadores para a partida contra o Inter. Essa é a diferença nesse tipo de jogo, entramos sem Yuri, José, Carrillo… Hoje foi uma diferença muito grande no tático e no jogo, mas em qualidade de jogadores não sei, temos que ver. Teremos a volta, e nós como mandantes pressionamos, somos terríveis. A volta será linda, vamos dar nosso melhor."
Diferença dos elencos de Flamengo e Corinthians (Emiliano)
"Vencemos o Flamengo há um mês, e sem o nosso elenco completo. Acho que temos um grande elenco, são dois dos melhores times do Brasil. Eles tem chance, nós temos, mas vínhamos de um setembro quase perfeito. Acreditamos no nosso time."
Pensaram em mexer no time ainda no primeiro tempo? (Emiliano)
"O adversário foi superior, não tem muito o que falar, não há mistério. Não pensamos em mudar no primeiro tempo, era questão de aguentar a pressão, precisamos saber sofrer também. O time respondeu, não foi o que pretendíamos, mas nós assumimos o erro."