"Mantuan continua a ser jogador do Zenit. Nós compramos (a transferência dele), você pode escrever sobre isso", comentou Medvedev em entrevista à Match TV, nesta quarta-feira.
A Gazeta Esportiva entrou em contato com dirigentes do Corinthians, que negaram o acordo. O clube ainda espera uma reunião com Medevdev para tratar sobre o jogador e a intenção do clube russo. A reportagem também apurou que o presidente do Zenit trata do negócio diretamente com Fernando Garcia, agente do jogador e pessoa influente no Corinthians.
Apesar de não haver acordo, a tendência é que o jovem de 21 anos siga no Zenit em definitivo após cumprir período de empréstimo na temporada passada.
A Gazeta Esportiva apurou que o martelo ainda não está batido, mas o clube russo já tomou sua decisão e inclusive comunicou Mantuan, que vê com bons olhos a permanência no Zenit.
O contrato de empréstimo do Mantuan com o Zenit expira ao final de junho e o Corinthians manteve 40% dos direitos econômicos do Filho do Terrão. Segundo apuração da reportagem, o negócio tende a girar em torno de 3 milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões) por 30% do jovem de 21 anos. O vínculo atual do garoto com o Timão vai até final de 2026.
Inicialmente, o Corinthians tinha 90% dos direitos de Mantuan, mas o clube cedeu 50% ao Zenit e ficou com 40%, enquanto 10% pertencem ao próprio jogador. O atleta disputou 25 jogos pelo time russo na última temporada, tendo sido titular em cinco, com quatro gols e duas assistências. A equipe de São Petesburgo se sagrou campeã da liga nacional local.
Mantuan foi se destacar no Corinthians em 2022, com o técnico Vítor Pereira. O treinador português gostava da versatilidade que o jovem oferecia, podendo atuar pelos dois lados do campo e fazendo funções até inusitadas, como a de ala pela direita. Ano passado, o jovem disputou 33 partidas pelo Timão, tendo anotado cinco gols e distribuído uma assistência.
Histórico de lesões
Mantuan passou por algumas dificuldades ao longo da carreira. Mesmo tão jovem, o atleta já passou por três cirurgias sérias, já que rompeu o ligamento do joelho direito em 2017, rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo no ano seguinte e, por fim, rompeu novamente o ligamento do joelho esquerdo em 2020, quando estava dando seus primeiros passos no profissional.
Esse histórico de lesões é um dos fatores que são levados em conta nas mesas de negociações e abaixa o valor de mercado de Mantuan. O jogador se encontra saudável neste momento e está no Brasil aproveitando as férias com seus familiares.