Antes, o Alvinegro conseguiu atingir a etapa de quartas de final nas edições de 2005 e 2019 do torneio. A melhor campanha do clube do Parque São Jorge no campeonato internacional foi justamente quatro anos atrás, quando chegou às semifinais.
Naquela temporada, o Corinthians passou por Racing, na primeira fase, Deportivo Lara-VEN, na segunda, Montevideo Wanderes-URU, nas oitavas, e Fluminense, nas quartas. O carrasco corintiano foi o Independiente del Valle, que fez 4 a 2 no agregado - vitória por 2 a 0 na Neo Química Arena e empate por 2 a 2 no Equador - e acabaria se consagrando campeão mais tarde no torneio.
Em sua segunda participação na Sul-Americana, em 2005, com Tévez e companhia, o Timão eliminou Goiás e River Plate antes de ser eliminado pelo Pumas, do México. O Timão até venceu o primeiro jogo, no Brasil, por 2 a 1, mas foi superado na volta por 3 a 0 e deu adeus à competição.
Nossa classificação em 📸🖤#VaiCorinthians pic.twitter.com/SsaxwXDXy1
— Corinthians (@Corinthians) August 9, 2023
As demais participações do Corinthians na Sula
Já nos anos de 2003, estreia alvinegra na Sula, e 2007, quarta presença, a equipe paulista não conseguiu passar da primeira fase. Do mesmo modo, porém com um formato de disputa diferente, o Alvinegro caiu na fase de grupos do torneio em 2021, penúltima participação.
Nas terceira e quinta campanhas, o Corinthians conseguiu avançar até a etapa de oitavas de final. No entanto, caiu para o Lanús-ARG, em 2006, e Racing, em 2017.
Agora, a equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo enfrentará o Estudiantes, que eliminou o Goiás ao fazer 5 a 0 no agregado, nas quartas de final da Sul-Americana. O clube brasileiro almeja igualar sua melhor campanha na história da competição continental.
Antes de se preocupar com isso, por fim, o Timão recebe o Coritiba, às 16 horas (de Brasília) do próximo domingo, na Neo Químia Arena. A partida é válida pela 19ª rodada do Brasileirão - a última do primeiro turno da competição.