“Tem vários jogadores que durante um ano transitaram no profissional e chegou até a jogar. Essa base nós temos, nosso esquema de jogo é bem definido, todos atletas sabem o que vão fazer. Isso não quer dizer que vamos ganhar, mas é uma vantagem. Sabemos que a Copa São Paulo é difícil", declarou o treinador.
Bora continuar a apresentação dos #FilhosDoTerrão que vestirão o manto alvinegro na Copinha, Fiel?! ⚽#CorinthiansNaBase#VaiCorinthians pic.twitter.com/r5WBXWIh6G
— Corinthians (@Corinthians) December 29, 2022
Em 2022, cinco dos 30 jogadores inscritos na Copa São Paulo atuaram pelo time principal, sob comando de Vítor Pereira. São eles o lateral esquerdo Léo Mana, os meio-campistas Guilherme Biro e Wesley e os atacantes Felipe Augusto e Arthur Sousa. O meia Breno Bidon chegou a a ser relacionado, mas não estreou.
Apesar de não ter conquistado nenhum título na categoria, Danilo exaltou o trabalho feito durante a temporada.
“Nossa equipe foi muito bem no ano. Às vezes analisamos só o campeão, mas temos que pegar a temporada toda para ver o que a gente fez. Eu sempre digo que a base tem que treinar os atletas para serem campeões e prepará-los para o profissional, são as duas coisas”, finalizou Danilo.
Na Copinha deste ano, o Corinthians acabou eliminado na terceira fase, quando perdeu por 2 a 1 para o Resende. Depois, chegou ás finais do Brasielirão e do Paulisa, mas ficou com o vice-campeonato em ambas as competições.
Com 10 títulos, o Timão é o maior vencedor do torneio. Em 2023, a equipe de Danilo estreia diante do Zumbi-AL, pela primeira rodada do grupo 12, em duelo que acontece às 21h45 (de Brasília), no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara.