Maripán, de 27 anos, “tem uma ruptura microfibrilar no reto femoral da perna direita, pela qual estará em fase de recuperação e não está em condições de participar do restante da competição”, divulgou o departamento médico chileno.
O jogador do Monaco saiu de campo com desconforto aos 39 minutos do jogo em que o Chile empatou em 1 a 1 com o Uruguai no dia 21 de junho em Cuiabá e não participou da partida seguinte, três dias depois, na derrota de 2 a 0 para o Paraguai.
O departamento médico também divulgou que o atacante Alexis Sánchez "continua com sua recuperação" e a possibilidade de sua eventual participação na próxima fase da competição será avaliada "nos próximos dias".
O Chile, que já completou sua participação na fase de grupos, se classificou para as quartas de final da Copa América, mas ainda espera saber sua posição final no Grupo A e seu rival na próxima fase.
Dependendo dos resultados da última rodada da primeira fase, a equipe chilena pode ser a terceira colocada, o que a levaria a enfrentar o segundo do Grupo B, ou o quarto e jogará contra o anfitrião Brasil, vencedor do Grupo B.