Os 'Blues', que disputarão o jogo de volta em casa no dia 23 de janeiro, seguem vivos na luta para enfrentar na final do torneio o Liverpool ou o Fulham, os outros dois semifinalistas que vão duelar nesta quarta-feira às 17h (horário de Brasília).
Mas os jogadores comandados pelo técnico argentino Mauricio Pochettino terão de ser muito mais criativos e eficazes do que foram nesta terça se quiserem evitar grandes decepções.
"Se avaliarmos o desempenho em geral, fomos superiores. Tivemos chances claras, mas não marcamos, faltou precisão. É algo que nos aconteceu muito nesta temporada", lamentou Pochettino.
O Middlesbrough, atual 12º da Championship, conquistou este triunfo com coragem e disciplina e se beneficiou dos erros ofensivos dos seus adversários.
Os 'Blues', porém, dominaram o primeiro tempo do início ao fim com 67% de posse de bola e quatro grandes chances desperdiçadas por Cole Palmer.
Do lado oposto, o 'Boro' soube resistir e abriu o placar mostrando objetividade aos 37 minutos. Após um passe em profundidade pela direita, Isaiah Jones cruzou e Hayden Hackney concluiu de primeira levando ao delírio a fanática torcida no Riverside Stadium.
Na segunda etapa, o Middlesbrough pareceu satisfeito com o resultado e o Chelsea, sem inspiração, esbarrou na sólida e bem organizada defesa dos donos da casa.
Técnico do Middlesbrough, o ex-jogador do Manchester United Michael Carrick não conseguiu esconder sua alegria com a vitória.
"Isto é algo muito especial. Sei que é uma disputa de ida e volta, ainda há muito a jogar, mas para conseguir isso, com as lesões e contratempos que tivemos, poder vencer o Chelsea... É algo incrível", disse ele, orgulhoso.