Na final da Copa, disputada em 17 de junho de 1962, o Brasil superou a Tchecoslováquia de virada por 3 a 1, com gols de Amarildo, Zito e Vavá. Era um adversário que a Seleção já havia enfrentado na fase de grupos e empatado por 0 a 0, em um jogo que ficou marcado pela contusão de Pelé - o Rei não voltou mais a jogar naquele Mundial.
Na etapa inicial da Copa de 1960, o Brasil ainda superou México (por 2 a 0) e teve um confronto duríssimo contra a Espanha, com vitória por 2 a 1. Nas quartas de final, triunfo por 3 a 1 sobre a Inglaterra e, na semifinal, o time canarinho ganhou do Chile por 4 a 2.
O Brasil encerrou a campanha com cinco vitórias em seis jogos, 14 gols marcados e apenas cinco sofridos. Garrincha e Vavá foram os artilheiros, com quatro gols cada.
Memória da Copa de 1962
Em 2012, ídolos da conquistas foram homenageados exposição Cinquentenário da Copa do Mundo de 1962, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Nomes como Gilmar dos Santos Neves, Mengálvio, Coutinho, Zagallo, Djalma Santos, Pepe e Jair prestigiaram o lançamento na capital paulista.