O jogador do Leeds United celebrou a convocação: “Estou sem palavras para descrever a minha felicidade. Eu saí do Brasil bem cedo e não tive a oportunidade de jogar profissionalmente no país, mas nunca escondi o meu desejo de vestir a camisa da nossa Seleção. Quem me acompanha sabe o quanto eu venho trabalhando duro e, hoje, meu sonho se realizou, pois fui convocado.”
“Agradeço a todas as pessoas que sempre estiveram ao meu lado e a cada profissional que me ajudou durante a minha carreira. Agradeço, também, a todos os clubes que defendi e que acreditaram no meu futebol. Sem vocês, nada disso seria possível”, completou.
Nascido em Porto Alegre (RS), Raphinha não atuou de forma profissional em solo brasileiro. Ele iniciou a carreira já na Europa, no Vitória de Guimarães, de Portugal, e defendeu o Sporting no mesmo país. Mais tarde, foi vendido ao Rennes, da França, e acabou transferido para o Leeds United, a pedido do técnico Marcelo Bielsa.
“Agora, preciso seguir bem focado e trabalhando firme aqui no Leeds porque a Premier League começa neste final de semana e temos grandes objetivos pela frente”, pontuou o jogador, destaque do clube inglês.
🇧🇷 Raphinha (24 anos) pelo @LUFC na PL20/21:
🏟️ 30 jogos
⚽️ 6 gols
🅰️ 9 assistências 🥇
🅿️ 15 participações diretas 🥉
🎯 30/67 finalizações no alvo 🥈
🎩 64 assistências p/ finalização 🥇
↪️ 47 cruzamentos certos 🥇
🔁 31 dribles 🥇
Fez ótima temporada pelo Leeds! pic.twitter.com/TDtQFiZ4OO
— Footstats I2A (@Footstats) August 13, 2021
Na temporada 2020/21, Raphinha foi um dos principais jogadores da equipe, que fez boa campanha na Premier League: terminou na 9º posição. O brasileiro disputou 30 partidas, anotando seis gols e nove assistências.
O time de Bielsa estreará no Campeonato Inglês 2021/22 no sábado, às 08h30 (de Brasília), quando enfrenta o Manchester United fora de casa.
Já a Seleção Brasileira, que tem 100% de aproveitamento nas Eliminatórias, jogará contra o Chile em 2 de setembro, fora de casa, às 23h00 (de Brasília). Depois enfrentará Argentina, no dia 5, na Neo Química Arena, às 16h00, e o Peru, no dia 9, na Arena Pernambuco, às 21h30.