A partida será transmitida para todo o Brasil através dos canais Globo, na televisão aberta, e SporTV. O torcedor também pode acompanhar todos os detalhes do duelo ao vivo lance a lance aqui pela Gazeta Esportiva.
Ver esta publicação no Instagram
Após a saída do técnico Tite do comando da Seleção, a equipe disputou dois jogos oficiais e venceu os dois. Nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias, goleou a Bolívia por 5 a 1 e superou o Peru pelo placar mínimo. Com isso, lidera as classificatórias da América do Sul com seis pontos, empatada com a Argentina.
Em comparação com a convocação de setembro, Fernando Diniz fez poucas alterações em suas escolhas iniciais, mas teve que lidar com quatro cortes. Entre os laterais, Vanderson, Caio Henrique e Renan Lodi foram substituídos por Yan Couto, Guilherme Arana e Carlos Augusto. No ataque, Raphinha deu lugar a David Neres. Todos os atletas cortados sofreram lesões.
Com isso, Fernando Diniz deverá fazer duas alterações em sua equipe titular. Vinícius Júnior, que estava lesionado na última data Fifa, assumirá a ponta-esquerda da Seleção. Rodrygo, que atuou nesta posição nos dois últimos jogos, deve atuar pela direita, no lugar que era de Raphinha. Na defesa, a única mudança será a entrada de Guilherme Arana, que substitui Renan Lodi na lateral esquerda.
A Venezuela terá que quebrar um tabu de 15 anos para conquistar sua segunda vitória nesta temporada das Eliminatórias. Em sua estreia, foi derrotada pela Colômbia, por 1 a 0, mas conseguiu vencer contra o Paraguai pelo mesmo placar, jogando em casa. Com isso, assume a quinta posição, com três pontos. Contra o Brasil, o retrospecto não é positivo. O último triunfo dos venezuelanos aconteceu em 2008, em um amistoso disputado nos Estados Unidos. Desde então, foram 10 partidas entre as equipes, com sete vitórias brasileiras e três empates.
Fernando Batista, treinador que tem a missão de levar a Venezuela para sua primeira Copa do Mundo, deve repetir a escalação que venceu o Paraguai há um mês. Entre seus titulares, estão alguns nomes conhecidos pelos torcedores brasileiros. Os meio-campistas Tomás Rincón e Yeferson Soteldo, do Santos, Ferraresi, zagueiro do São Paulo, e Roberto Rosales, que joga no Sport, estão entre os convocados.
FICHA TÉCNICA
BRASIL X VENEZUELA
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data: 11 de outubro de 2023 (quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Cristian Garay (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia e Miguel Rocha (CHI)
VAR: Juan Lara (CHI)
BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Casemiro, Bruno Guimarães e Neymar; Vinícius Júnior, Rodrygo e Richarlison
Técnico: Fernando Diniz
VENEZUELA: Rafael Romo; Alexander González, Yordan Osorio, Wilker Ángel e Miguel Navarro; Samuel Sosa, Yangel Herrera, José Martínez e Yeferson Soteldo; Salomón Rondón e Josef Martínez
Técnico: Fernando Batista