Os catalães abriram o placar aos 22 minutos de jogo, com Robert Lewandowski, que aproveitou assistência de Gundogan. O meia alemão foi quem ampliou o marcador, no começo da segunda etapa, após passe de Pedri.
Os visitantes descontaram logo em seguida, com Samuel Omorodion, mas o Barça chegou ao terceiro gol aos 18 minutos da segunda etapa, com Vitor Roque. Hector Forte conduziu a bola pela esquerda e cruzou de forma rasteira para o brasileiro finalizar com a canhota e "matar" o goleiro Antonio Sivera.
Aos 27 minutos, Vitor Roque foi expulso após receber segundo cartão amarelo devido a uma dividida. O lance gerou bastante reclamação do elenco do Barça, que achou o critério do árbitro Juan Martinez Munuera exagerado.
EASY THERE, TIGER!!!!!!!!!! pic.twitter.com/NxqtqhwoxV
— FC Barcelona (@FCBarcelona) February 3, 2024
Com o resultado, o Barça chegou aos 50 pontos, na terceira colocação de La Liga. A equipe comandada por Xavi está sete pontos atrás do líder Real Madrid e cinco do segundo colocado Girona. O Alavés, por sua vez, se encontra na 12ª colocação, com 26 unidades.
O próximo compromisso do Barcelona será contra o Granada, no dia 11 (domingo), também pelo Campeonato Espanhol. O duelo será no Estádio Olímpico Lluís Companys, às 17 horas (de Brasília).
Já o Alavés enfrentará o Villarreal um dia antes (sábado), novamente em seus domínios, às 10 horas.