O cancelamento foi realizado pelo Ministério Público do país, juntamente da polícia e da Câmara Municipal de Amsterdã, que afirmam não poder tomar riscos.
"O adiamento do Ajax-Utrecht é um grande revés para os clubes e os seus torcedores, mas a ordem pública e a segurança da cidade são as nossas prioridades e não podemos tomar riscos neste assunto", disseram os órgãos em comunicado oficial.
Ver essa foto no Instagram
Os motivos da greve realizada são exigências dos servidores, que buscam melhorias nas diretrizes envolvendo a aposentadoria dos militares.
O clássico entre Feyenoord e Ajax, que deveria ter acontecido no último dia 1º, também teve de ser adiado pelo mesmo motivo. Na oportunidade, o adiamento foi estabelecido pelo governo de Roterdã (cidade natal do Feyenoord).
Os jogos entre NAC Breda e Ajax e Twente e Sparta Roterdã aconteceram sem a presença das forças de segurança, por serem considerados de baixo risco para possíveis distúrbios.
O próximo jogo do Ajax está marcado para o dia 18, contra o Fortuna Sittard. O confronto aconteceria também na Johann Cruyff Arena, então existem chances de haver outro adiamento caso as greves não encontrem uma conclusão.