O personagem que veste roupa com quadrados azuis e brancos recebeu o nome de Miraitowa, que em japonês é a junção das palavras futuro e eternidade. O objetivo dele é propagar uma mensagem de esperança para um futuro melhor. Ele "tem um sentido de justiça e é muito atlético", de acordo com os organizadores, segundo a AFP. Além disso, Miraitowa conta com poderes mágicos para se locomover "a qualquer lugar num instante".
Someity, por sua vez, faz referência a uma variedade de cereja japonesa e à expressão em inglês 'so mighty', que em português, significa "tão poderoso". A figura dos jogos paraolímpicos veste roupa rosa e branca e é mais tranquila em geral, mas "pode chegar a ser muito poderosa se necessário", acrescentaram.
Para chegar aos nomes, mais de 75% das escolas de ensino médio do país sede ajudaram na escolha. As mascotes têm estética de mangá, tradicional desenho japonês, com olhos grandes e poderes especiais. Eles vivem no mundo digital e podem interagir com o mundo real conforme a sua vontade.