Pelé é homenageado pelo COI com comenda de Ordem Olímpica
Por Redação
São Paulo, SPAtleta do século 20, Pelé recebeu nesta quinta-feira mais uma homenagem para sua galeria. Ele foi presenteado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) com a Ordem Olímpica, na cidade de Santos. A cerimônia foi realizada nas presenças do presidente do COI, Thomas Bach, e do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. O ex-jogador recebeu a maior honraria que a entidade poderia entregar aos esportistas.
“A ordem olímpica é a mais alta honraria que o COI entrega às pessoas. Representa reconhecimento por atuação acima de qualquer categoria. É a honraria máxima para aqueles que dedicaram sua vida ao esporte”, afirmou Bach. “Tudo o que o Pelé fez dentro e fora do esporte foi para valorizar o esporte internacional. Toda vez que ele se manifesta renova os valores olímpicos: excelência, amizade e respeito”, acrescentou.
Segundo o presidente do COI, a entrega da comanda foi definida em um consenso com o COB. “Por ser a honra maior, a gente deve esperar que toda vez que tenha nomeação as discussões não demorem muito. No caso de Pelé, durou poucos segundos”, contou.
Em agradecimento, Pelé brincou com o fato de nunca ter participado de uma Olimpíada. “Com 17 anos, não tinha idade pra jogar. Eu até brinco que o Brasil nunca ganhou a Olimpíada porque nunca joguei. E foi a oportunidade que Deus me deu com essa homenagem para torcer positivamente para que possamos, enfim, conquistar este título”, disse.
"Agradeço a Deus por ter me dado saúde para estar aqui. Como vocês sabem, fiz cirurgia há pouco tempo e também agradecer a Ele pela cirurgia. Joguei 30 anos e só depois que deu esse problema no quadril de novo. Estou muito agradecido pela homenagem", finalizou.
Pelé é um dos cotados para acender a pira olímpica no dia 5 de agosto, no Maracanã. Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, quem acendeu foi o campeão olímpico de atletismo, Joaquim Cruz. O Comitê Organizador dos Jogos do Rio manterá o sigilo até o dia da abertura.