Verstappen quebra recorde em vitória com pior posição de grid na história do GP de São Paulo
Por Redação
São Paulo, SPO holandês Max Verstappen quebrou um recorde marcante no GP de São Paulo de F1, disputado neste domingo no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Em 51 anos de história da prova no Brasil, nunca um piloto havia triunfado na corrida largando da 17ª colocação.
A pior posição de grid de largada para um piloto vencedor do GP brasileiro havia sido o 10º lugar de Lewis Hamilton em 2021. Na época, com outro regulamento, o britânico da Mercedes até foi o 20º colocado no grid da Sprint e deu um show ao recuperar 11 posições na prova curta, continuando a impressionante recuperação para ganhar a prova principal.
Neste domingo, Verstappen deu um show com a pista molhada em Interlagos. Após ter sido apenas o 12º no grid, o holandês recebeu a punição de cinco posições pela troca do motor de sua Red Bull. Por conta de Lance Stroll não ter conseguido nem alinhar no grid após rodar duas vezes na volta de apresentação, Verstappen ganhou uma posição antes mesmo da bandeira verde.
“As minhas emoções hoje foram como uma montanha-russa, começando com o azar da classificação por conta da bandeira vermelha. Eu comecei em 17º, sabia que seria uma corrida muito difícil, mas nós ficamos longe de problemas, fizemos as escolhas certas, ficamos calmos e estávamos voando. Foi tudo isso junto, então foi inacreditável vencer aqui começando de tão longe no grid”, explica Verstappen.
Com o resultado deste domingo, Verstappen chegou em 393 pontos no campeonato e ampliou sua vantagem em relação a Lando Norris para 62 pontos. A próxima etapa será realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, no dia 24 de novembro.