Zverev vence Ruud e vai enfrentar Alcaraz na final de Roland Garros - Gazeta Esportiva
Zverev vence Ruud e vai enfrentar Alcaraz na final de Roland Garros

Zverev vence Ruud e vai enfrentar Alcaraz na final de Roland Garros

Gazeta Esportiva

Por AFP

07/06/2024 às 18:17 • Atualizado: 07/06/2024 às 19:32

São Paulo, SP

O alemão Alexander Zverev, número 4 do mundo, garantiu sua vaga na final de Roland Garros pela primeira vez na carreira após vencer o norueguês Casper Ruud (7º) na semifinal por 2-6, 6-2, 6-4 e 6-2, nesta sexta-feira, em Paris.

Foi também uma vingança perfeita para Zverev, que havia perdido para o mesmo adversário, na mesma rodada e na mesma quadra em Roland Garros do ano passado.

Na final de domingo, o tenista de Hamburgo enfrentará outro jogador que nunca disputou a partida decisiva do único Grand Slam no saibro, o espanhol Carlos Alcaraz (3º), que mais cedo venceu o próximo número 1 do ranking mundial, o italiano Jannik Sinner.

"Se você está na final de Roland Garros é porque mereceu. Isso vale para ele também", disse Zverev, já começando a pensar no duelo contra Alcaraz. "Ele fez um jogo fantástico hoje e um torneio fantástico no geral, por isso sei que será um jogo muito difícil", observou.

Mas enquanto Alcaraz já conquistou dois títulos de Grand Slam aos 21 anos (Aberto dos Estados Unidos de 2022 e Wimbledon de 2023), Zverev, de 27 anos, nunca conseguiu vencer um 'major' e o mais perto que chegou foi na única final que disputou, a do Aberto dos Estados Unidos de 2020 em que perdeu para o austríaco Dominic Thiem.

 



"Então não estava preparado. Agora não sou mais um menino, sou mais velho. Se não for agora, então quando?", disse sorrindo nesta sexta-feira.

Em Roland Garros, Zverev vinha de três derrotas nas semifinais nos últimos anos. Porém, desta vez, conseguiu dar um passo além, justamente em uma edição à qual chegou com grandes expectativas após vencer o Masters 1000 de Roma, em maio, e estrear em grande estilo na capital francesa. O alemão derrotou em três sets o espanhol Rafael Nadal, 14 vezes campeão do torneio, embora longe de seu melhor nível devido aos problemas com lesões nas últimas duas temporadas.

Dor de estômago

No confronto contra Ruud desta sexta-feira, o alemão também mostrou capacidade de concentração depois de perder o primeiro set de forma avassaladora (6-2). Ele administrou bem as adversidades e reencontrou seu melhor tênis vencendo os três sets consecutivos com relativa autoridade.

Ele foi beneficiado pelo fato de Ruud começar a sentir dores estomacais no final do primeiro set, como ele mesmo revelou após a partida. "Não acho que seja nada sério ou duradouro", mas é "frustrante", explicou. "Mas não quero encontrar uma desculpa", garantiu.

Para o norueguês Ruud, que havia se classificado para as semifinais sem precisar jogar devido a uma lesão do sérvio Novak Djokovic antes da partida, esta eliminação representa um retrocesso, após ter sido vice-campeão nas duas edições anteriores de Roland Garros.

Zverev conseguiu aproveitar e conquistar uma vitória com muito menos sofrimento do que a que obteve na terceira rodada contra Tallon Griekspoor (25º) ou nas oitavas de final contra Holger Rune (13º), contra quem precisou virar e vencer em cinco sets.


Conteúdo Patrocinado