O francês Arthur Fils foi finalista da competição em 2023 e é o principal cabeça de chave. A vitória foi a segunda de João contra o adversário e sua primeira contra um tenista do top-20 mundial. No primeiro triunfo do brasileiro, que ocorreu em fevereiro, pelo Rio Open, o francês ocupava a 36ª posição do ranking.
Ver esta publicação no Instagram
"Foi uma boa partida. Eu sabia que seria difícil desde o primeiro ponto. Eu também sabia que a vitória que tive contra ele no Rio seria parte desta partida. Ele também sabe do que sou capaz… Acho que em momentos importantes, joguei melhor. Fui até a bola e joguei agressivo como sempre jogo. Acho que essa foi a diferença hoje", disse o brasileiro após o jogo.
O duelo de fato não foi fácil. O brasileiro desperdiçou dois set points no tie break do primeiro set, vencido pelo francês. Atrás do placar, João se recuperou, venceu os dois sets seguidos e virou o jogo. Todavia, Fils conseguiu a vitória no quarto set e forçou o quinto e derradeiro set. Fonseca não se intimidou com a resposta do rival, fez 4/1 e fechou o grande triunfo em Gidá.
Com a vitória, Fonseca assumiu a liderança do Grupo Azul do torneio. Além do carioca e de Fils, a chave também conta com o norte-americano Tien e com o tcheco Mensik. O brasileiro encara o atleta dos Estados Unidos nesta quinta-feira.