Não foi só graças à superação pessoal que João Souza, o Feijão, conseguiu vencer o eslovaco Martin Klizan de virada e alcançar seu melhor resultado no Aberto do Brasil, que vem sendo realizado em São Paulo desde o início da semana. Para chegar ao triunfo por 2 a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/2, Feijão contou com a força do torcedor brasileiro, que permaneceu no Ginásio do Ibirapuera até o início da madrugada desta sexta para ver o número 110 do ranking mundial garantir vaga nas quartas de final do torneio de forma inédita.
Integrante do circuito profissional da ATP desde 2006, Feijão conseguiu sua primeira vitória sobre um tenista do top 40 do ranking. Após a partida, o brasileiro agradeceu o apoio dos torcedores. “Com certeza foi um dia especial. Vencer em casa, no meu país, um cara que vinha de vitória sobre o Thomaz (Bellucci, salvando match-points), foi muito importante. Devo muito a torcida, a todos que vieram. Consegui uma grande virada e eles foram o segundo jogador em quadra”, comentou o brasileiro, que a partir das 17h (de Brasília) desta sexta, decide vaga na semifinal contra o argentino Leonardo Mayer.
Ao comentar a partida contra Klizan, Feijão admitiu que teve um rendimento abaixo do esperado no início do jogo, mas comentou sua reação a partir da segunda parcial do jogo. “Não comecei muito bem. Estava complicado, meio travado, ele estava jogando bem e eu errando muita devolução. A partir do momento que consegui uma quebra no segundo set, me soltei e consegui me recuperar, chamei a galera e eles corresponderam. Passei a jogar mais dentro da quadra, sendo mais agressivo com a direita e fui pegando confiança”, explicou o tenista, natural de Mogi das Cruzes-SP.
Nesta sexta-feira, o brasileiro vai atrás de sua terceira semifinal em torneios da ATP. Em 2010, em Santiago, no Chile, e em 2011, em Kitzbuhel, na Áustria, também ficou perto de alcançar a final. Para isso, Feijão terá que derrotar Leonardo Mayer, atual número 30 do ranking mundial, em duelo cujo retrospecto é totalmente favorável ao argentino (4 a 0). “Espero que esta quinta tenha sido o segundo dia mais importante para mim e que agora venha o primeiro. Espero que a torcida compareça de novo e vou entrar focado para buscar mais uma vitória”, projetou.
Além da campanha na chave de simples, Feijão disputa o torneio de duplas ao lado do compatriota André Sá. Também nesta sexta-feira, um pouco depois da disputa contra Mayer, o brasileiro entrará em quadra buscando uma vaga na semifinal contra os tchecos Frantisek Cermak e Jiri Vesely.