Agora, o brasileiro, que se tornou o primeiro tenista nascido a partir de 2006 a vencer uma partida na elite do tênis profissional, terá pela frente o chileno Cristian Garín, que bateu o espanhol Roberto Carballés Baena, por 2 sets a 1, nessa terça-feira (20). O duelo contra o campeão da competição em 2020 acontece nesta quinta-feira (22).
Após a vitória, na qual se tornou o primeiro brasileiro a aplicar um "pneu" na chave de simples, João Fonseca ressaltou a influência do Rio Open para sua decisão de se tornar um tenista: "O Rio Open me inspirou a jogar tênis quando eu era uma criancinha".
"Venho desde a primeira edição, é muito especial para mim essa vitória, não poderia ter sido melhor, diante de toda a minha família, de todos os meus amigos, basicamente todo mundo que eu conheço, então estou muito feliz não só pela vitória, mas como foi", disse em entrevista coletiva.
Don't forget his name 🤩
Joao Fonseca records his first ATP Tour victory at home against Fils 6-0 6-4. 🇧🇷@RioOpenOficial | #RioOpen10Anos pic.twitter.com/I0M9tppOsg
— ATP Tour (@atptour) February 21, 2024
Esta foi a primeira vitória de João Fonseca, que atualmente figura na posição 655 do ranking, em competições de nível ATP. Com o triunfo, o Brasil tem quatro representantes na fase oitavas de final do torneio carioca pela primeira vez na história. Além dele, Thiago Wild, Felipe Meligeni e Thiago Monteiro passaram da primeira rodada.
Em outro confronto da noite, o cabeça de chave número 4 da competição, Francisco Cerúndolo venceu o espanhol Albert Ramos-Viñolas por 2 sets a 0 (parciais de 6/2 e 6/1). Agora, aguarda o vencedor do jogo sérvio entre Dusan Lajovic e Laslo Dere para conhecer o adversário da próxima fase.
Outro brasileiro a entrar em quadra nesta quarta, Thiago Wild teve partida diante do espanhol Jaume Munar, na Quadra Guga Kuerten, interrompida por conta da chuva. O paranaense venceu o primeiro set por 6/2, mas estava em desvantagem no segundo 2/3. A rodada, portanto, será retomada nesta quinta-feira, às 15 horas (de Brasília).
Já o jogo entre o atual campeão Cameron Norrie e o chileno Tomas Barrios Vera, que decidirá o adversário do vencedor entre Thiago Wild e Jaume Munar, acontece não antes das 16h30.
Por fim, a dupla do brasileiro Marcelo Melo com o holandês Matwe Middelkoop foi eliminada nas oitavas de final para o compatriota Rafael Matos, que atua ao lado de Nicolás Barrientos, por 2 a 1 (parciais de 6/3, 4/6 e 6-10). Agora, o gaúcho e o colombiano encaram a dupla alemã Tim Puetz e Kevin Krawietz nas quartas de final.